- Sufjan Stevens (Getty Images)
Doença

Sufjan Stevens revela Síndrome de Guillain Barré: "muito assustador"

Em nota oficial, cantor revelou descoberta repentina de distúrbio potencialmente fatal, que o colocou cadeira de rodas

Eduardo do Valle (@duduvalle) Publicado em 20/09/2023, às 12h06

Sufjan Stevens revelou ter sido diagnosticado com a Síndrome de Guillain-Barré, um distúrbio autoimune considerado raro e potencialmente fatal.

O anúncio veio em nota oficial em seu próprio website, em que escreveu:

"Mês passado eu acordei certa manhã e não conseguia andar. Minha mãos, meus braços e pernas estavam dormentes e eu não tinha força, sensibilidade ou mobilidade. Meu irmão me levou até o pronto-socorro e após uma série de exames - radiografias, raio-x, escaneamento, punção lombar (!), ecocardiogramas, etc. - os neurologistas me diagnosticaram com um distúrbio autoimune chamado Síndrome de Guillain-Barré."

"Por sorte, existe tratamento - eles administram infusões de hemoglobina por cinco dias e rezamos para que a doença não se espalhe para os pulmões, coração e cérebro. Muito assustador, mas funcionou. Passei duas semanas internado, preso a uma cama enquanto meus médicos faziam tudo o que podiam para manter-me vivo e estabilizar minha condição. Devo minha vida a eles."

Sufjan Stevens (Getty Images)

 

"Dia 8 de setembro, fui transferido para a reabilitação aguda, onde estou fazendo fisioterapia/terapia ocupacional intensiva, fortalecimento de força, etc., para recuperar meu corpo e aprender a andar novamente. É um processo lento, mas dizem que vou 'recuperar', só leva muito tempo, paciência e muito trabalho. A maioria das pessoas que têm SGB aprende a andar sozinha novamente dentro de um ano, por isso estou esperançoso. Estou apenas na minha segunda semana de reabilitação, mas estou indo muito bem e estou trabalhando muito para me recuperar. Estou empenhado em melhorar, estou de bom humor e rodeado por uma grande equipe. Eu quero ficar bem!"

"Os manterei informados de meu progresso. Obrigado por todo pensamento positivo e oração. E um grande alô aos incríveis cuidadores do mundo, que trabalham dia e noite para ajudar a todos. Eles são santos vivos. Fiquem bem, sejam felizes, fiquem sãos e salvos. Eu amo vocês. Do seu, em uma cadeira de rodas, Sufjan Stevens."

Com o anúncio, fica implícita a impossibilidade de Stevens de participar da divulgação de seu próximo álbum, Javelin, previsto para o dia 6 de outubro.

Síndrome de Guillain-Barré

Segundo o site do Ministério da Saúde, a Síndrome de Guillain-Barré atinge 1-4 pessoas a cada 100 mil habitantes. A doença é caracterizada por um ataque do próprio corpo a parte do sistema nervoso, que são os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo. "É geralmente provocado por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos", diz o site.

Em 2019, o ator brasileiro Dan Ferreira foi diagnosticado com o distúrbio.

música doença síndrome sujfan stevens guillain barré

Leia também

Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê


SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo


Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show