- Thom Yorke (Foto: Naomi Rahim/WireImage)
POLÍTICA

Thom Yorke abandona palco após ser questionado sobre guerra entre Israel e Palestina

O vocalista do Radiohead ficou irritado com membro da plateia que pediu a ele que se posicionasse sobre o conflito

Redação Publicado em 31/10/2024, às 16h33

Thom Yorke abandonou o palco durante o próprio show em Melboune, na Austrália, nesta quarta-feira, 30, após um membro da plateia mencionar a guerra entre Israel e Palestina. O manifestante gritou: "O genocídio israelense em Gaza! Como pode ficar quieto diante do conflito?"

O vocalista do Radiohead e The Smile, então, pediu ao fã que subisse ao palco para falar com ele cara a cara. "Suba aqui e diga isso", pediu o músico. "Bem aqui! Vamos lá! Venha aqui à p*rra do palco e diga o que quer dizer!"

Ao ficar sem resposta, Yorke afirmou antes de deixar o palco: "Você quer arruinar a noite de todo mundo? Ok, você quer. Até logo então". Conforme relatado pelo público (via People), o artista retornou pouco depois para tocar "Karma Police", sucesso do Radiohead

Polêmicas

Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead e do The Smile, apresentou-se em Israel ao lado do músico israelense Dudu Tassa em junho deste ano. A dupla tocou faixas do álbum colaborativo Jarak Qaribak, lançado no ano passado.

O show teria acontecido um dia depois que Greenwood participou de protestos pedindo pela liberdade de supostos reféns israelenses mantidos em Gaza. Ele também teria se manifestado a favor de novas eleições e contra o governo de Israel (via NME). 

Durante a performance em Tel Aviv, fãs fizeram gritos de paz, enquanto Tassa afirmou: "Tem músicos aqui, não políticos. Música sempre funcionou, que possamos viver dias melhores e retornar com segurança".

A esposa de Greenwood, Sharona Katan, é israelense. Um de seus parentes serviu ao exército de Israel e perdeu a vida durante guerra contra a Palestina.

Críticas

A Campanha Palestina pelo Boicote Acadêmico e Cultural de Israel (PACBI) se pronunciou, pedindo por "pressão pacífica e criativa em sua banda Radiohead para se distanciar de forma convincente dessa flagrante cumplicidade no crime dos crimes".

A PACBI ainda notou que, enquanto Greenwood protestava, Israel estava bombardeando palestinos em Rafah. 

 

música radiohead thom yorke jonny greenwood israel Palestina gaza the smile rafah Dudu Tassa Sharona Katan

Leia também

A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra


Snoop Dogg responde letra de Kendrick Lamar que o critica por apoiar Drake


Bob Dylan se manifesta sobre rumor de que proíbe as pessoas de olhar para ele


A curiosa e destrutiva lição que Joe Walsh aprendeu de Keith Moon


A loucura que era tocar no Guns N’ Roses nos anos 90, segundo Matt Sorum


Ja Rule é atração principal do Mainstreet Festival 2024, que ocorre neste fim de semana