Terceiro álbum do Titãs contornou impopularidade da banda por parte do showbiz, após prisão de dois integrantes por porte de drogas
ALEXANDRE MATIAS (TEXTO) E PABLO MIYAZAWA (EDIÇÃO) Publicado em 01/07/2022, às 17h24 - Atualizado em 19/06/2023, às 11h07
Os Titãs não eram desconhecidos na metade dos anos 1980. Pelo contrário, seus dois primeiros discos e o visual extravagante (oito criaturas new wave, sendo que cinco eram vocalistas) os tornaram uma das bandas mais famosas do Brasil, mesmo que as músicas não tivessem atingido a mesma popularidade que as dos artistas cariocas. Mas quando dois integrantes foram presos por porte de drogas, o grupo viu parte da máquina do showbusiness virar-se contra eles, com shows cancelados por conta do ocorrido.
O fato abalou a banda, que já trabalhava com uma sonoridade mais crua, devido à influência da ascensão do punk paulistano. Quando o octeto gravou, em dois dias, a demo do que viria a ser o terceiro disco, a essência do futuro álbum estava sintetizada ali: músicas curtas de títulos curtos, com um som barulhento, mau, agressivo.
Cabeça Dinossauro não é o melhor disco do Titãs (este é seu sucessor, Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas), mas é um dos mais importantes da década – não apenas por levar as sonoridades punk e new wave como um mesmo amálgama sonoro para as massas, mas por consolidar a banda como uma das mais relevantes do período.
É o início da fase de ouro do grupo, que iria muito além dos riffs e palavrões, e marca uma nova fase no pop nacional, ao lado de discos definitivos como Selvagem?, Rádio Pirata Ao Vivo e Dois. A noite havia chegado aos anos 1980.
Parte do Dossiê 40 anos do Rock Nacional, edição especial de colecionador da Rolling Stone Brasil, a lista "Os 80 Maiores Discos do Rock Nacional" reúne os principais trabalhos do que parece ter sido um levante artístico, unificado e contínuo mobilizado inicialmente pela juventude do Rio de Janeiro dos anos 1980, a geração 82. Na revista, já disponível em bancas físicas e digitais, você confere a curadoria realizada pelos editores da Rolling Stone Brasilcom os 80 discos mais importantes do rock nacional, separados em quatro categorias e organizados por ordem cronológica de lançamento.
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”
A ocasião que deve fazer o Titãs se reunir novamente em 2027, segundo jornalista