- Eloy Casagrande, do Sepultura, em vídeo promocional da Drumeo (Foto: Reprodução / Youtube)
É DO BRASIL!

Três brasileiros são eleitos melhores bateristas do mundo pela Modern Drummer

Eloy Casagrande, Bruno Valverde e Mauricio Weimar venceram em diferentes categorias: metal, revelação e redes sociais, respectivamente

Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 03/12/2024, às 13h26

Três músicos brasileiros venceram, em diferentes categorias, a votação de melhores bateristas do mundo em 2024 promovida pela revista americana Modern Drummer, referência global no assunto. A eleição, realizada a partir de voto popular, é bastante tradicional — a ponto de estar em sua 46ª edição.

Eloy Casagrande, atual integrante do Slipknot, estava na disputa pelo prêmio de melhor baterista de metal no ano. A vitória se deu ao competir com Mario Duplantier (Gojira), Charlie Benante (Anthrax), Ray Luzier (Korn) e Greyson Nekrutman (Sepultura). Este último, inclusive, o substituiu na banda brasileira no início deste ano.

Em comunicado, Casagrande — que chegou a vencer nesta mesma categoria em 2021 — declarou:

“Estou feliz por ter sido nomeado o melhor baterista de metal de 2024 pela revista Modern Drummer. Obrigado a todos que votaram em mim. Gostaria que vocês soubessem que não sou o melhor. Não existe bom ou ruim na música ou nas artes, mas tenho a sorte de ter pessoas que me apoiam e que gostam do que faço. Obrigado, Modern Drummer, pelo serviço que vocês prestam à comunidade baterística. Obrigado, Slipknot e os maggots, por confiarem em mim. Vejo todos vocês na estrada.”
Eloy Casagrande, do Slipknot e ex-Sepultura, em vídeo promocional da Drumeo (Foto: Reprodução / Youtube)

 

Bruno Valverde, integrante do Angra que também trabalhou recentemente com Smith/Kotzen e Whom Gods Destroy, foi premiado na categoria Revelaçao (Up & Coming). Ele obteve mais votos que Tosh Peterson, Jas Kayser, Shane Hawkins (filho do falecido Taylor Hawkins, do Foo Fighters) e Lucy Ritter.

Também em nota, Valverde afirma:

“Muito obrigado a todos que votaram em mim e apoiam o meu trabalho. Não se trata de ser melhor ou pior; é sobre construir uma comunidade de pessoas apaixonadas por bateria e, de alguma forma, representar sentimento e esperança para todos que olham para você com alguma admiração. É tudo sobre bateria… nosso querido (e melhor) instrumento, haha. E me sinto mais do que honrado por estar na capa da Modern Drummer que promove e influencia a bateria mundial, além de estar ao lado desses bateristas incríveis que tanto respeito.”

Mauricio Weimar, por sua vez, levou para casa o troféu de Redes Sociais. O trabalho no perfil de Instagram @mauricio.extremedrums foi reconhecido em meio à concorrência com Raja Meissner, Seth Davis, Joe Lana Jr e CJ Hökdal.

Ele também se manifestou, dizendo:

“OUTRA VITÓRIA! Muito obrigado, meus amigos. Obrigado pelo enorme apoio. Sou o mais votado na categoria ‘MÍDIA SOCIAL’ da votação de leitores da Modern Drummer de 2024! Poxa, isso é surreal! Modern Drummer, muito obrigado!”

Em outras categorias, foram reconhecidos nomes como Danny Carey (geral), Avante Clark (hip-hop), Chad Smith (rock) e Zac Farro (pop). Clique aqui para conferir todos os indicados e vencedores.

+++ LEIA MAIS: Eloy Casagrande detalha início no Slipknot: "Eles querem que eu traga o máximo de ideias possíveis"
+++ LEIA MAIS: Eloy Casagrande comenta apresentação com o Slipknot no Brasil: 'Choveu nos meus olhos'
+++ LEIA MAIS: Angra celebra 20 anos do 'Temple of Shadows' com turnê; confira setlist

Slipknot bateria sepultura adrian smith angra eloy casagrande Bruno Valverde Richie Kotzen Smith/Kotzen Mauricio Weimar

Leia também

Dexter Holland, do The Offspring, diz que IA 'veio para ficar'


Agenda de shows 2025: veja todas as apresentações internacionais que acontecem no Brasil


Ozzy Osbourne trabalha em novo livro biográfico, segundo jornal


Slash e Duff McKagan lançam música juntos por uma boa causa


Sex Pistols voltou? Entenda como eles foram parar no The Town 2025


Em defesa de Charli xcx, Matty Healy briga com Azealia Banks: 'Tudo em você é um fracasso'