Décimo disco de estúdio, Donda tem data de lançamento prevista para agosto
Redação Publicado em 22/07/2021, às 12h37 - Atualizado em 27/07/2021, às 09h40
No início desta semana, Kanye West surpreendeu a internet ao anunciar o décimo disco de estúdio da carreira, Donda. Embora seja novidade, ao longo do último ano, o rapper sugeriu um novo projeto em diversos momentos.
Donda leva o nome da falecida mãe do rapper, Donda West. Provocado pela primeira vez em março de 2020, mais tarde programado para um lançamento em julho de 2020, o disco finalmente chega às plataformas digitais ainda em 2021.
+++LEIA MAIS: Kanye West processa Walmart por plágio; entenda
Pensando nas provocações sobre o álbum, e para entrar no clima do lançamento de Donda, o NME listou tudo o que Kanye West falou sobre um possível disco ao longo do último ano, após a chegada do aclamado Jesus is King (2019). Confira:
Inicialmente, segundo uma publicação do Wall Street Journal de março de 2020, West estava “se preparando para gravar um novo disco no México”. No início de março, o rapper foi à Cabo San Lucas, no México, “para trabalhar na música”. No entanto, voltou à família em meados de março, quando a situação do coronavírus começou a piorar nos Estados Unidos.
+++LEIA MAIS: Kanye West é visto aos gritos com Chance The Rapper em vídeo
À GQ, o escritor Will Welch detalhou os dois dias que passou no México com Kanye West em março de 2020. Segundo as informações, o rapper estava "profundamente envolvido na gravação do seguimento de Jesus Is King. Ouvi uma série de novas canções em vários estágios de conclusão."
Na conversa com Welch, o músico desabafou: "Eu estava pensando em não fazer rap de novo, porque fiz rap para o diabo por tanto tempo que nem sabia fazer rap para Deus. Então, um dos meus pastores me disse: 'Meu filho acabou de dizer que gostaria de um álbum de rap sobre Jesus de Kanye West.' Ele não disse: 'Kanye West, você deve fazer isso' ou 'você precisa fazer isso'. Ele acabou de me dizer algo que uma criança disse. E essa coisa fez a diferença."
Em 13 de julho de 2020, no que seria o aniversário de 71 anos da mãe dele, Donda West, Kanye West lançou uma nova música de dois minutos em uma publicação no Twitter, que foi deletada logo em sequência.
Como lembra o NME, a faixa começou com uma gravação de sua mãe recitando a letra do single de 1993 do KRS-One, "Sound Of Da Police". Vale lembrar que, em uma nova publicação do rapper no Instagram com o que deve ser a tracklist do disco, há uma faixa com o título "Donda".
Em uma publicação no Instagram nesta quarta, 21, Kanye West deu um gostinho sobre a tracklist. Sem muitos detalhes, o rapper publicou uma imagem com os possíveis títulos das canções. Confira:
Uma semana após lançar a música em homenagem à mãe em 2020, Kanye West começou a provocar um novo disco intitulado Donda, em um tuíte excluído posteriormente. Logo em sequência, no dia 21 de julho de 2020, publicou uma possível tracklist, com 12 faixas.
+++LEIA MAIS: As 7 melhores músicas de Kanye West: 'Monster', 'Jesus Walks' e mais [LISTA]
DONDA coming this Friday pic.twitter.com/HGibF3PHYf
— ye (@kanyewest) July 21, 2020
Ainda em 2020, Kanye West sugeriu que faria uma parceria com The Mars Volta ao publicar um tuíte com: "The Mars Volta, precisamos terminar o álbum." Não há nada confirmado, porém.
Em 2020, o rapper publicou a capa original de Donda, mas ainda não foi confirmado se será a mesma imagem para o disco.
+++LEIA MAIS: Shavo Odadjian, do System Of A Down, era ‘grande amigo’ de Kanye West
DONDA ALBM CVR pic.twitter.com/Wb9Ql1mSri
— ye (@kanyewest) July 25, 2020
No início de 2021, muitas pessoas presumiram que Donda havia sido permanentemente arquivado - nessa época o rapper tuitou "KANYE 2024", sugerindo novamente uma candidatura à presidência.
Kanye West fez uma festa surpresa para ouvir um novo disco em Las Vegas, com a gravadora Def Jam tuitando simplesmente: “YZY SZN” no dia 18 de julho. Uma transmissão do evento estará disponível via Apple Music, segundo informações do NME.
+++LEIA MAIS: Forbes contesta fortuna de Kanye West: 'Vale menos de um terço disso'
Na última quinta, 22, houve uma segunda festa de audição, desta vez no estádio Mercedes-Benz Stadium. O evento foi organizado por Pusha T, quem publicou um anúncio no Instagram.
Após não ser lançado em 23 de julho de 2021, Donda ganhou uma nova data: 6 de agosto de 2021, segundo informações da Rolling Stone EUA. Durante a segunda festa de audição, Kanye West revelou quais parcerias estão no novo disco: Jay-Z, Pop Smoke, Travis Scott, Pusha T, Baby Keem, Lil Baby, Lil Durk e mais.
+++LEIA MAIS: Jay-Z processa fotógrafo do disco de estreia por uso indevido de imagem; entenda
Um dos momentos mais comentados do evento de audição foi no final, quando West estreou uma nova colaboração com Jay-Z. Em um verso no qual verifica os momentos políticos do passado de Kanye e provoca uma continuação de Watch The Throne (2011), Jay oferece à noite seu ponto alto singular, assim como uma visão geral do processo de gravação de Donda.
Jay-Z teria oferecido o verso na mesma tarde da audição. No mesmo estádio onde Kanye está agora, esperançosamente terminando o álbum.
+++LEIA MAIS: Avaliada em R$ 15 milhões, mansão de Beyoncé e Jay-Z pega fogo
+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!
Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'
Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil
Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”
O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles