Quase três décadas depois, a morte de Tupac Shakur segue sem julgamento
Redação Publicado em 21/10/2023, às 14h00
A Justiça americana adiou pela segunda vez o julgamento do principal suspeito do assassinato do rapper Tupac Amaru Shakur, em 1996. Duane “Keffe D” Davis, preso desde o dia 29 de setembro deste ano, não teria encontrado, ainda, um advogado que o represente no tribunal, segundo a imprensa americana (via OGlobo).
No Tribunal do Condado de Clark nesta quinta-feira (19), o juiz iniciou e encerrou a audiência em poucos segundos. Em 4 de outubro, ele chegou a passar por outra audiência, também cancelada.
+++ LEIA MAIS: Suspeito de envolvimento na morte de Tupac é preso quase três décadas depois
Duane “Keffe D” Davis, líder da gangue South Side Compton Crips, é o único suspeito ainda vivo. Outros três homens que estariam dentro do Cadillac branco de onde vieram os disparos que atingiram o rapper também estão mortos.
Em 2019, Davis chegou a lançar Compton Street Legend, um livro com memórias sobre sua trajetória no mundo das gangues. Segundo a polícia americana, ele ainda estava à frente do grupo quando planejou o ataque a Tupac Shakur, crime do qual é apontado como principal suspeito.
No dia 7 de setembro de 1996, 2Pac havia acabado de deixar uma luta Mike Tyson e Bruce Seldon, em Las Vegas. O artista deixou o Grand Hotel MGM, ao lado de Marion “Suge” Knight, com mais dez carros, em direção a uma balada.
Ao lado da BMW conduzida por Knight, um Cadillac branco com quatro pessoas parou ao sinal vermelho. De dentro do carro desconhecido foram disparados tiros, sendo que quatro atingiram Tupac. A morte de Shakur foi declarada no dia 13 de setembro. Ele tinha apenas 25 anos.
+++ LEIA MAIS: Quase 30 anos depois, morte de Tupac volta a ser investigada
A motivação do crime teria sido uma briga entre o rapper e o sobrinho de Davis, ainda no hotel onde aconteceu a luta. Orlando Anderson foi espancado por Tupac, que estava acompanhado do amigo Marion “Suge” Knight, e a confusão precisou ser apartada por funcionários.
Tupac Shakur, o artista de Hip-Hop que mais fez sucesso até hoje, com 75 milhões de discos vendidos e autor de sucessos como "California Love", abordava em suas letras as dificuldades dos afro-americanos nos Estados Unidos, que enfrentavam desde a brutalidade policial até as detenções em massa.
+++ LEIA MAS: 26 anos sem Tupac: Relembre os trágicos últimos dias de vida do rapper
Autoproclamado 'gangsta rapper', ele é um dos nomes mais influentes do rap e chegou a vender mais de 75 milhões de cópias de seus discos. Nascido como Lesane Parish Crooks, os pais do artista, integrantes dos Panteras Negras, o batizaram informalmente como Tupac Amaru, em homenagem a um guerrilheiro inca que se rebelou contra a invasão espanhola.
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo