O fundador das bandas Graveola e Rosa Neon e o vencedor do Grammy Latino se unem em um projeto que se desdobra em música e um documentário
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)
Publicado em 16/09/2024, às 17h47 - Atualizado às 19h25Luiz Gabriel Lopes, o Luizga desenvolve um trabalho com a comunidade indígena Huni Kuin, que ocupa uma região entre o Acre e o sul do Amazonas, na fronteira entre o Brasil e o Peru, desde 2019. Quatro anos mais tarde, Paulo Novaes se une a ele em uma viagem para a aldeia Chico Curumim, no Acre. A expedição se tornou o pontapé inicial para o que viria a ser a Txai Band.
O encontro se transformou em um documentário, que regista os laços criados durante esse período e o processo criativo de "Tamani", primeiro single da banda, que chegou às plataformas na última semana, lançado pela LOCO Records.
+++LEIA MAIS: Jade Faria dedica canção ao avô em parceria com Luiza Brina; ouça 'Retrato'
A filha mais velha do cacique da aldeia Chico Curumim, com nome em português — ou de registro — Maria do Socorro foi a pessoa que recepcionou Luizga e Paulo. Com as frequentes viagens do pai, Tamani também se tornou uma líder da comunidade. Sua figura e a maneira como se relaciona com a família fizeram dela a inspiração para a canção.
“'Tamani' é uma homenagem a essa mulher incrível, mas que acaba também representando a força de todas as mulheres indígenas, lideranças indígenas, que estão fazendo um trabalho importantíssimo para a manutenção dessa cultura,” explica Paulo.
+++LEIA MAIS: 'Lhasa': Coletivo Sítio Rosa lança primeiro single do projeto