'Direto da Selva' conta com o primeiro feat. de Tz da Coronel com uma artista mulher; confira entrevista à Rolling Stone Brasil
Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 27/06/2024, às 16h49
Tz da Coronel iniciou a carreira em batalhas de rima no Morro do Limão, favela de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, ainda em 2017. Ele ganhou mais atenção neste ano, ao lançar “Qual é Seu Desejo?” em parceria com Ryu, The Runner.
A faixa alcançou a posição #3 em alta no YouTube Brasil, #40 no YouTube Global e mais de um milhão de reproduções no Spotify nas primeiras 24 horas de divulgação.
Tz já havia chegado aos ouvidos de Caetano Veloso, que o citou em "Sem Samba Não Dá", do Meu Coco (2021). "Não esperava, não esperava mesmo", confessou o artista do trap, que ainda revelou que sua mãe é fã do astro da MPB. "Fiquei feliz por mim e por minha mãe... O mundo dá voltas".
Antes de se tornar o Tz da Coronel, o músico era Theuzinho. "Meu nome é Matheus. Aí, lá na Coronel [rua onde morou], a galera costumava me chamar de Theuzinho, quando eu comecei a rimar na batalha de rima", afirmou em entrevista à Rolling Stone Brasil.
Quando comecei a cantar, pensei: 'Pô, mano, não posso deixar meu nome de Theuzinho, tenho que botar um nome mais imponente. Aí botei Tz, tá ligado? Fazia os traps só com o vulgo de Tz. Falei: 'Mano, Tz é maneiro, mas falta alguma coisa'. Foi aí que comecei a trabalhar com o DJ Alle, que é meu DJ até hoje, e ele falou: 'Mano, nós temos que fazer funk também'. Ele me levou para o funk. No funk tinha muito disso, de você colocar o nome de onde você é. Aí ficou Tz da Coronel.
Tz da Coronel lançou nesta quinta-feira, 27, seu terceiro álbum de estúdio. Direto da Selva segue Dacoromode (2023) e É o Trem! (2022). No dia 6 de julho, aniversário do artista, uma nova faixa ainda presenteará os fãs.
Desde a ascensão à fama, o músico tem experimentado uma mudança de realidade, o que também é retratado no novo disco: "O estilo de vida mudou, mudou minha forma de pensar, mudou o ambiente, tá ligado? E tipo assim, as lutas antes eram diferentes, eram mais pelo reconhecimento, pela sobrevivência. Hoje em dia, a luta é para se manter e continuar evoluindo".
Antes, eu precisava sair da selva. Hoje em dia, eu consegui sair da selva — porque eu vim direto da selva para cá —, e é mais ou menos isso. As lutas são para me manter, para continuar e chegar onde eu quero. Sempre há luta, sempre tem mais luta pela frente, nunca para.
Tz da Coronel juntou sua voz grave ao rap do americano Russ Millions no single "Nossa Postura". "Conheci o Russ pelo Instagram. Eu vi uma música dele com o NLE Choppa", descreveu. "Comecei a seguir ele, e ele me seguiu de volta."
Tz, então, mandou uma mensagem direta sugerindo uma colaboração. Russ concordou e dobrou a aposta: "Ele disse: 'Vamos fazer duas, uma para você e uma para mim'".
"O assunto morreu", admitiu Tz, mas, quando ele foi a Londres durante uma turnê, voltou a mandar mensagem para Russ. Assim, a dupla conseguiu gravar duas composições que já estavam prontas e criar uma nova. Russ ainda deu a ideia de gravar um videoclipe "na quebrada dele, onde ele é cria".
Nomes já familiarizados com Tz da Coronel, como DJ Alle da Coro, voltaram como colaborações em Direto da Selva. "Gosto de trabalhar com meus amigos porque está tudo em casa. Se for para gerar dinheiro, gerar alguma coisa, eu prefiro gerar dentro do meu pessoal mesmo, tá ligado?", ponderou.
Dentre as novidades, está o primeiro feat. de Tz com uma mulher: Budah aparece em "Bagunça na Mente".
É a mais braba para mim, por causa do papo, tá ligado? Porque o que eu falo nessa música é mais profundo, tipo um papo mais consciente. E também porque tem um feat. com uma mina — foi o primeiro que eu fiz. Geral me pedia para eu colaborar com as mulheres também.
Em 2023, Tz criou seu próprio selo, o Cúpula, em associação com a The Orchard Brasil, distribuidora que faz parte do grupo Sony Music Entertainment. Direto da Selva é mais um disco sob o guarda-chuva do selo, que produz também projetos de amigos do músico.
As capas dos singles e do novo álbum de Tz da Coronel foram feitas a partir de um rascunho dele mesmo: "A gente estava tentando fazer estampa de camiseta para merch".
Allan França, da equipe do cantor, então, refez os desenhos para a arte da capa de Direto da Selva. Tz fez questão de incluir o "DACOROMODE" na imagem para que todos o identifiquem. Ele tem grillz nos dentes que mostram a expressão.
Tz não vê a hora de subir ao palco do Rock in Rio, onde se apresentará no dia 13 de setembro, no Espaço Favela. Neste ano, ele também marcou presença no Lollapalooza Brasil: "Espero me apresentar mais vezes".
Entre seus objetivos está a carreira internacional. "Quero fazer sucesso mundial. É meu maior sonho. Meu maior sonho não — minha maior meta, que eu vou cumprir. Quero cantar em inglês, ir a vários festivais, estar no meio da cena gringa, tá ligado?", declarou.
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”