Y.M.C.A.

Village People fará shows em eventos de Donald Trump, confirma vocalista

Pelas redes sociais, Victor Willis explicou decisão afirmando que não apoiou Trump, mas que a música deve superar discussões políticas

Por Rodrigo Tammaro

Publicado em 14/01/2025, às 18h06
COMPARTILHE
- Village People e Donald Trump (Foto: Michael Ochs Archives e Scott Olson/Getty Images)

Dono de dois mega-hits dos anos 1970, o grupo Village People vai se apresentar em eventos da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

A informação foi confirmada por Victor Willis, vocalista principal da banda, por meio de uma postagem nas redes sociais.

Willis reconheceu que a decisão pode não ser bem recebida por todos e ainda destacou que o grupo não apoiou Trump durante as eleições. No entanto, o vocalista reiterou a crença da banda de que a música deve transcender a política.

Nossa música ‘Y.M.C.A.’ é um hino global que esperançosamente pode ajudar a unir o país depois de uma campanha tumultuada e dividida onde o nosso candidato preferido perdeu.” 

Entre os eventos programados para as apresentações do Village People, está um baile promovido pelo Turning Point USA, um grupo ativista conservador. Estarão presentes, por exemplo, J. D. Vance, vice-presidente eleito; e Donald Trump Jr., filho do presidente.

Trump foi eleito no início de novembro de 2024 após derrotar a democrata Kamala Harris. Já a cerimônia de posse está marcada para acontecer no dia 20 de janeiro, em Washington.

Além do Village People, a cantora Carrie Underwood também se apresentará em cerimônias do republicano.

Y.M.C.A. na campanha de Trump

A confirmação de que o Village People estará em eventos de Donald Trump acontece pouco tempo depois de declarações de Willis a respeito do sucesso “Y.M.C.A.”, especialmente em relação ao uso da música durante a campanha eleitoral.

Também pelas redes sociais, o fundador do grupo explicou por que deixou Trump usar a música, citando os benefícios gerados:

'Y.M.C.A.' estava estagnado no segundo lugar nas paradas antes do uso pelo presidente eleito. No entanto, a música alcançou finalmente o primeiro lugar em após mais de 45 anos (e permaneceu no primeiro lugar por duas semanas) graças a isso."

"Os benefícios financeiros também têm sido significativos, com estimativas de que 'Y.M.C.A'. gerará vários milhões de dólares devido ao uso contínuo da música pelo presidente eleito. Portanto, estou feliz por ter permitido e agradeço a ele por escolher minha música", continuou.

Hino gay

Ainda falando sobre a música, Willis negou que “Y.M.C.A.” seja um hino gay. Ele disse que a suposição nasceu devido ao fato de que um dos compositores e alguns integrantes do grupo eram gays. Além do mais, o primeiro álbum do Village People abordava a vida gay. 

Tirem essas ideias da cabeça. Não é [um hino gay. Escrevi 'Y.M.C.A.' com base nas coisas que eu conhecia nas áreas urbanas de São Francisco, como natação, basquete, atletismo, comida barata e quartos baratos.

E quando digo: 'hang out with all the boys' [saia com todos os garotos], isso é simplesmente uma gíria dos negros nos anos 1970 para descrever caras negros se reunindo para esportes, jogos de azar ou o que quer que fosse. Não há nada de gay nisso".

Por fim, o vocalista disse que não vê problema em a comunidade gay considerar a música como seu hino. No entanto, ele afirmou que a partir de 2025 vai processar quem fizer essa associação de forma indevida.

+++LEIA MAIS: Carrie Underwood se apresentará na posse de Donald Trump

TAGS: donald trump, gay, hino, posse, village people, y.m.c.a.