Apesar da alta de casos de covid-19 nos Estados Unidos, VMA mostrou plateia lotada
Redação Publicado em 13/09/2021, às 08h46 - Atualizado às 08h47
O MTV Video Music Awards (VMA) aconteceu neste domingo, 12, em clima de "volta à vida normal." Com muitas apresentações icônicas (entre Doja Cat, Lil Nas X e mais), o evento contou com grandes plateias aglomeradas.
Apesar do uso de máscaras aparentemente obrigatório, ao longo do evento foi possível avistar diversas pessoas sem o item de proteção individual — considerado indispensável no combate à covid-19.
+++LEIA MAIS: VMA 2021: Lil Nas X, Olivia Rodrigo e os vencedores do evento apresentado por Doja Cat
Nos Estados Unidos, a baixa taxa de vacinação contra covid-19 e a reabertura de escolas e outros espaços faz com que os casos de infectados pela doença aumente. Em 5 de agosto de 2021, conforme noticiado pelo G1, o país superou as 100 mil infecções diárias — maior número em seis meses.
O VMA foi realizado em Barclays Center, Nova York. O estado não tem mais restrições relacionadas à pandemia, mas também vê o crescimento de infectados pela covid-19. A variante Delta da doença, considerada mais transmissível, também é responsável pelo aumento de casos.
+++LEIA MAIS: VMA: Anitta representa Brasil em apresentação de ‘Girl From Rio’; assista
No entanto, o VMA apresentou um evento que se assemelha à normalidade da vida pré-covid. Talvez, a comemoração de 40 anos da MTV em 2021 também tenha contribuído para a euforia de um evento grandioso, mesmo antes da hora.
A apresentação de Ed Sheeran no Brooklyn Bridge Park e de Camila Cabello são algumas que chamaram a atenção pela plateia lotada. Na performance da cantora, inclusive, os dançarinos abaixaram as máscaras ao final da apresentação — mesmo que rapidamente — parta cantar a letra final.
Na apresentação de Olivia Rodrigo no palco do VMA, parte da plateia também pôde ser observada sem máscara na transmissão oficial do evento. Enquanto a artista cantava "good 4 u", o público vibrava como em tempos pré-covid.
🎙 | Olivia performing “good 4 u” on #VMA pic.twitter.com/1ikwXtDP1C
— Olivia Rodrigo Daily (@DailyRodrigo) September 13, 2021
Ao contrário do VMA 2020, em que a máscara se tornou um item usado pelos famosos mesmo em cima do palco, a edição de 2021 do evento mostrou artistas e celebridades sem a proteção — enquanto todos ao redor (empregados, dançarinos, produção e mais) precisavam utilizá-la.
++LEIA MAIS: Good 4 u: por que Paramore aparece nos créditos da música de Olivia Rodrigo?
Nas redes, críticas também surgiram à diferenciação da obrigatoriedade do uso de máscaras entre funcionários do evento e celebridades, que passavam pelo tapete vermelho no pré-show sem o item. Afinal, se há a necessidade de usar a proteção individual, por que algumas pessoas escapam à regra?
Sempre que rola esses eventos como o VMA eu me pergunto se, para muitos, a pandemia e seus protocolos não se tornaram uma forma de distinguir classes.
— Chris Rantin (@Chris_Rantin) September 13, 2021
Ricos e famosos sem máscara e aglomerando, enquanto os empregados/dançarinos/produção usam máscara, face-shields e tudo mais. pic.twitter.com/ij0hUhD433
O VMA representou a esperança pelo retorno a uma vida de festivais, shows e eventos de grande porte. Apesar de o MTV Video Music Awards aumentar os ânimos dos espectadores pela apresentação de uma vida "quase normal", é preciso relembrar: a pandemia de covid-19 não acabou.
Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'
Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil
Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”
O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles