Cantor liderou banda influente, mas de pouco sucesso comercial, no movimento nu metal; também alegou ter coescrito hit do System of a Down
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 23/12/2024, às 12h05Morreu aos 59 anos o vocalista Casey Chaos. De nome real Karim George Chmielinski, o americano se notabilizou por ter sido membro fundador do Amen, banda do movimento nu metal que também fundia elementos do punk e hardcore.
A informação foi confirmada, no último sábado (21), pela página oficial do Amen no Facebook. A causa não foi revelada. A publicação afirma:
“É com grande tristeza, luto e pesar que confirmamos o falecimento de Casey Chaos após ver as notícias que estão sendo divulgadas. Como você pode imaginar, todos na banda, ex e atuais integrantes, estão absolutamente devastados.
Houve muita coisa acontecendo com o Amen nos últimos 5-6 anos que não anunciamos. Casey adorou e apreciou o apoio de vocês, e sempre quis esperar até que as coisas estivessem completas, em vez de compartilhar material inacabado de trabalho em andamento.
Iremos refletir sobre as maneiras pelas quais podemos homenagear Casey da maneira que ele merece; ter seu gênio, talento e coração celebrados e experimentados pelo mundo e pelas pessoas que os apreciaram.”
Brian Perera, fundador e CEO da gravadora Cleopatra Records, também se manifestou em nota. O executivo disse ter começado a trabalhar com Chaos ainda em 1993 e destacou a importância do Amen para a cena metal dos anos 1990.
“Tendo realizado turnês com Slipknot, Coal Chamber e outros, o Amen foi uma figura-chave na cena metal do final dos anos 1990, ganhando aclamação pelos álbuns Amen, We Have Come for Your Parents e Death Before Musick; projetos subsequentes incluem Headband, Scars on Broadway e Scum, enquanto um novo álbum do Amen raramente estava longe da mente do Chaos. Casey não era apenas um músico extraordinário. Ele realmente viveu e respirou o estilo de vida. Que ele descanse em paz ao lado de Rozz Williams e das muitas almas torturadas que admiramos e respeitamos.”
Casey Chaos começou sua trajetória como skatista profissional, ainda na infância, quando teve contato com bandas de hardcore. Fundou sua primeira banda, Casey and the Skate Punx (posteriormente chamada Disorderly Conduct) na década de 1980 e lançou em 1986 seu único álbum, Amen. Este nome foi utilizado para rebatizar o grupo em definitivo.
Apesar da posição influente que ocupou na cena nu metal, o Amen nunca obteve sucesso comercial. Seus álbuns jamais ultrapassaram a marca de 15 mil cópias vendidas nos Estados Unidos, enquanto colegas do segmento tiveram milhões de discos comercializados. Curiosamente, a popularidade era maior no Reino Unido, onde chegaram a emplacar um de seus trabalhos, We Have Come for Your Parents (2000), no top 100, além de quatro singles na parada de nicho UK Rock & Metal Singles Chart.
Chaos foi o único integrante a participar de todas as formações do grupo. Lineups anteriores chegaram a incluir músicos que conquistaram notoriedade com outras bandas, a exemplo de Shannon Larkin (Godsmack), Jinxx (Black Veil Brides) e Sonny Mayo (Sevendust). Ao vivo, também contaram com Roy Mayorga (Stone Sour) em seu show de reunião no Knotfest 2014, cinco anos após o anúncio de um hiato. A ideia era lançar em 2015 um álbum com Dave Lombardo (Slayer) na bateria, o que nunca ocorreu.
O vocalista se envolveu também com o System of a Down de duas formas distintas. Uma delas envolve um dos maiores hits da banda: ele ajudou a compor “B.Y.O.B.”, faixa lançada em 2005 e premiada com um Grammy de Melhor Performance Hard Rock no ano seguinte. Casey receberia 2% dos direitos autorais da canção após ter alegado que ajudou a criá-la com o guitarrista Daron Malakian em 2002, mas ao pedir por uma fatia maior, teve a oferta cancelada.
Seu nome nunca apareceu como coautor da canção. Uma ação judicial em 2010 determinou que apenas Daron e o vocalista Serj Tankian eram os compositores. Por outro lado, a Recording Academy (responsável pelo Grammy) lhe enviou um certificado reconhecendo sua participação.
Vale destacar, ainda, que Chaos é citado como um dos membros fundadores do Scars on Broadway, projeto paralelo de Malakian formado logo após o hiato do System of a Down, no meio dos anos 2000. Porém, ele acabou não se envolvendo com nenhuma atividade posterior.
+++ LEIA MAIS: System of a Down: por que Serj Tankian não quer mais fazer turnês