Yeah Yeah Yeahs volta ao Brasil após 10 anos com a turnê 'Cool It Down'
Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 28/08/2023, às 13h25
Queens of the Stone Age pode até ter saído da jogada, mas o público do The Town não perde ao receber Yeah Yeah Yeahs no lugar da banda. O grupo começou como um trio de Nova Iorque logo no início dos anos 2000. Após dois EPs que já demonstravam sua potência musical, lançaram o disco de estreia Fever to Tell (2003).
Formada pela vocalista Karen O, o guitarrista Nick Zinner e o baterista Brian Chase, Yeah Yeah Yeahs abraçou um segundo guitarrista para turnês. David Pajo e Imaad Wasi ocuparam o posto. No primeiro show após a formação, o grupo abriu para o The White Stripes. Em outro encontro inusitado de artistas, inclusive, membros do Yeah Yeah Yeahs chegaram a morar em um loft com integrantes do Metric, mas essa é uma história para outra matéria.
No total, são cinco álbuns de estúdio. Além do Fever to Tell, a banda lançou Show Your Bones (2006), It's Blitz! (2009), Mosquito (2013) e Cool It Down (2022). Ao longo desses anos, o trio produziu hits e recebeu títulos como o de melhor álbum, bem como cinco indicações ao Grammy.
Após uma década, Yeah Yeah Yeahs desembarca no Brasil no dia 9 de setembro para o The Town. O festival acontecerá no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Saiba o que esperar do show:
Karen O — originalmente Karen Orzołek — deixou o art punk do Yeah Yeah Yeahs ainda mais evidente com a performance eletrizante que entrega nos palcos. Para fazer jus ao seu espetáculo, ela também recebe o toque especial da estilista Christian Joy, com quem conserva uma amizade de mais de 20 anos.
Na visão de Joy, sua união com Orzołek antecipou o estilo de celebridades como a Lady Gaga. "Acho que muita gente não percebe que estávamos fazendo esse tipo de coisa antes da Lady Gaga", afirmou em entrevista ao The New York Times. A autora de Fashion + Music: Fashion Creatives Shaping Pop Culture, Katie Baron, arrisca dizer que a parceria das artistas pode ser comparada à de David Bowie e o designer Kansai Yamamoto, quem assinou looks icônicos do astro.
A frontwoman do Yeah Yeah Yeahs nasceu na Coreia do Sul, sendo filha de uma coreana e um polonês. O fato dela ter atingido a fama e consolidado uma carreira de renome é importante para artistas coreanos que vieram depois dela. Esse é o caso de Michelle Zauner. A vocalista da Japanese Breakfast foi responsável pela publicação do best-seller Aos Prantos no Mercado, que reforça sua identidade através do luto e de sua relação com a cultura coreana — e que entrou na lista do Barack Obama.
E, é claro, Karen O é dona de uma das maiores vozes de todos os tempos, de acordo com o top 200 da Rolling Stone EUA. Ela compartilha a qualificação com grandes nomes nacionais, como Gal Costa e Caetano Veloso.
O Yeah Yeah Yeahs está em turnê com seu álbum mais recente — o Cool It Down — e tem começado as apresentações com "Spitting Off the Edge of the World". No entanto, o legado da banda não é esquecido pelos seus membros e, portanto, não fica para trás.
O hit "Heads Will Roll", do It's Blitz!, é uma certeza, mas não é a canção que tem encerrado os shows. Esse tem sido o papel de "Date With the Night", do disco Fever To Tell. "Gold Lion", faixa do Show Your Bones, tem fortes chances de aparecer na setlist, e os fãs também podem criar expectativas sobre "Sacrilege", do icônico Mosquito.
A apresentação está marcada para começar às 20h25, última antes do Foo Fighters fechar o dia, no palco Skyline.
Para quem pretende dar prioridade a outros artistas que tocarão no festival ou está na dúvida sobre qual apresentação terá que ser deixado de lado, o show solo pode ser uma boa pedida. O Yeah Yeah Yeahs se apresenta no Cine Joia na sexta-feira, 8.
+++LEIA MAIS: Yeah Yeah Yeahs anuncia show solo no Brasil
O custo para assistir ao show longe do público diverso e com mais chances de observar Karen O mais de pertinho é a partir de R$ 180.
Taylor Swift: O dia em que Sarah Michelle Gellar pediu folga para ver a artista
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP