- J Balvin (Foto: Michael Loccisano/Getty Images)

YouTube retira vídeo de J Balvin da plataforma por machismo e racismo; entenda

YouTube retira o clipe de "Perra," de J Balvin e Tokischa após acusações de racismo e machismo

Redação Publicado em 20/10/2021, às 17h02

O mais recente videoclipe de J Balvin para a música "Perra," em parceria com Tokischa foi excluído pelo próprio YouTube no domingo após acusações de racismo e machismo nas cenas do vídeo do cantor colombiano, segundo informações do Blitz. A plataforma retirou o conteúdo depois de um protesto assinado pela vice-presidente da Colômbia e outras lideranças locais.

Apesar de o vídeo estar fora do ar, os relatos da imprensa internacional explicam que as cenas apresentam Tokischa e outras mulheres com orelhas de cachorro enquanto engatinham. Outro momento do clipe dirigido por Raymi Paulus Tokischa traz a cantora Tokischa em um canil, via Revista Monet. 

+++LEIA MAIS: 5 artistas latinos que dominam o YouTube: Anitta, Shakira, J Balvin e mais [LISTA]

Segundo informações do Los Angeles Times, o comunicado assinado pela vice-presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramirez, e pela líder do Conselho Presidencial para Igualdade de Gênero, Gheidy Gallo Santos, critica o conteúdo "misógino" do vídeo, além da "objetificação sexual de mulheres negras." O documento assinado destaca cenas do vídeo em que duas mulheres engatinham com coleiras.

Na letra de "Perra," J Balvin compara a obsessão por sexo com a devoção de um cachorro na busca por um parceiro. Um dos trechos da faixa diz: "Eu sou como um cachorro excitado / Em busca de outro cachorro para pegar."

+++LEIA MAIS: Grammy Latino 2020: Veja todos os brasileiros indicados e vencedores da premiação

Nas redes sociais, muitos perfis mostraram a indignação com a atitude do cantor acerca do clipe da música. "É incrível que os seres humanos possam cair tão baixo, J Balvin com "Perra." Você caiu muito baixo, o que desgosta tanto a letra quanto a música, é incrível como tem gente ignorante que idolatra e o defende, é completamente detestável," escreveu um perfil. 

Es increible que el ser humano puede caer tan bajo, @JBALVIN con su "TEMAZO" "Perra"
Caiste muy bajo, que asco tanto de letra como de cancion, es increible como hay gente ignorante que lo idolatran y lo defienden, es completamente detestable.

— Heykin Oficial (@Heykin_Oficial) October 20, 2021

Embora o YouTube tenha tirado do ar, o vídeo foi compartilhado por outros perfis na plataforma. Em sua maioria, os clipes reproduzidos também foram retirados do ar devido aos direitos autorais, via Blitz

 

 

entretenimento música notícia machismo racismo YouTube J Balvin perra

Leia também

Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"


David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles


O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais


Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo


Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up


Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”