- Banda Plumtree (Foto: Reprodução) e Scott Pilgrim com camiseta da banda em cena do filme (Foto: Reprodução/Universal)

10 anos de Scott Pilgrim: conheça Plumtree, banda só de mulheres que inspirou a criação do personagem

Nome do personagem é o título de canção do terceiro álbum de estúdio do grupo

Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 16/08/2020, às 15h00

Você sabia que apenas uma canção de uma banda indie canadense chamada Plumtree foi responsável por inspirar toda série das HQs de Scott Pilgrim contra o Mundo, que depois ganhou um filme cult dirigido por Edgar Wright? Como diria Bryan Lee O'Malley, escritor dos quadrinhos: "Plumtree forever!".

É isso mesmo que você leu, a banda era um quarteto formado por Amanda Braden (vocal e guitarra), Nina Martin (baixo) e as irmãs Carla e Lynette Gillis (guitarra e bateria, respectivamente). Elas lançaram quatro discos de estúdio, chamados Flutterboard (1994), Mass Teen Fainting (1995), Predicts the Future (1997) e This Day Won't Last At All (2000).

A banda foi formada quando elas ainda eram adolescentes na cidade de Halifax, capital de Nova Scotia, estado do Canadá. A formação original era composta por Lynette Gillis (14 anos) na bateria, Carla Gillis (16) na guitarra e vocal, Nina Martin (16) no baixo e às vezes vocais.

+++LEIA MAIS: Dossiê Scott Pilgrim: Como a saga de jovem apaixonado contra ex-namorados se tornou cult tão rápido?

O trabalho da banda que foi bastante importante para os livros foi "Scott Pilgrim", do Predicts the Future. "Essa é a música que inspirou toda a série [das HQs], de uma girl band indie dos anos 1990", escreveu O'Malley em uma sessão de comentários dele no segundo volume das HQs (na versão brasileira). "Plumtree forever!".

A música, que é a mais famosa do quarteto, fala de um cara que a cantora "gostava por mil anos". Além disso, o cara não suporta ver ou ouvir ela, seja qual for o motivo. A canção não é tão complexa e pouco diz sobre o protagonista criado por Bryan Lee O'Malley, mas a qualidade musical foi o suficiente para dar ajuda vital à obra (ainda bem).

+++LEIA MAIS: Scott Pilgrim: 7 detalhes perdidos que você (provavelmente) não percebeu no filme que se tornou cult

De acordo com o Genius, a música começou a surgir em meados de 1996, quando Carla Gillis, co-fundadora do Plumtree, comprou uma guitarra que ela queria há muito tempo, a Gibson SG. O primeiro riff que a guitarrista escreveu foi com o novo instrumento.

Pouco antes desse acontecimento, ainda de acordo com o site, a baixista Catriona Sturton havia entrado na banda. De acordo com ela, a primeira música que o Plumtree escreveu após a adição dela foi "Scott Pilgrim". Além disso, essa canção foi a primeira que ela criou uma composição original de baixo.

Segundo Lynette (via Genius), o nome da música surgiu depois dela confundir frequentemente duas pessoas conhecidas pela banda: Scott Ingram e Philip Pilgrim - inclusive, Ingram é o sobrenome de um dos ex-namorados do mal da Ramona, Todd, interpretado no filme por Brandon Routh. O Plumtree achou o nome Scott Pilgrim legal e começaram a escrever o trabalho baseado nessa troca.

+++LEIA MAIS: Scott Pilgrim: 7 diferenças entre as HQs e o filme que se tornou cult

Vale lembrar que Edgar Wright prestou homenagem à banda no filme. Quando Scott enfrenta o primeiro ex-namorado do mal, Matthew Patel, você pode ver o protagonista usando uma camiseta do Plumtree.

No entanto, Amanda, Nina, Carla e Lynette terminaram com o grupo na primavera canadense de 2000, depois delas fazerem um show no dia 31 de julho no Marquee Club, situado em Halifax. Antes disso, Plumtree fez uma turnê pelo Canadá e na Costa Oeste dos Estados Unidos com o The Salteens, banda de Vancouver.


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

filme entretenimento música banda cinema conheça inspiração quadrinho hq influência inspirou scott pilgrim contra o mundo Edgar Wright Scott Pilgrim Bryan Lee O'malley Flutterboard Lynette Gillis Mass Teen Fainting Amanda Braden Plumtree Predicts the Future Nina Martin banda só de mulheres This Day Won't Last At All Carla gillis

Leia também

Dois anos sem Gal Costa: Gilberto Gil e Maria Bethânia fazem homenagens


Tony Todd, ator de Premonição e Candyman, morre aos 69 anos


Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele


Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes


James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal


Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'