O ano de 2011 foi muito rico para a indústria musical, principalmente para artistas pop
Mariana Pastorello (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 23/05/2021, às 16h00
O começo dos anos 2010 foi marcado por uma abundância da música pop. Com os avanços tecnológicos do início da década, a indústria musical se beneficiou e aproveitou as oportunidades para transformar o modo de produzir e consumir música. Com isso, muitos estilos conseguiram se erguer e ganhar espaço no mercado e no ouvido do público.
Um deles foi o pop, que teve importância e influência no começo da década e, até hoje, se mantém como inspiração para novos artistas. Com lançamentos diversos, desde o aclamado e eclético Born This Way , de Lady Gaga, até as faixas melancólicas de R&B em 21, da Adele, separamos dez discos de pop que completam dez anos em 2021. Confira:
+++LEIA MAIS: Os 50 momentos que definiram a música nos anos 2010, segundo a Rolling Stone EUA
Segundo disco de estúdio da Lady Gaga, Born This Way tornou um ícone dos anos 2010. A produção teve grande repercussão e recebeu críticas positivas da mídia e público. Junto aos singles "Born This Way", "Judas" e "You and I", disco emplacou a sexta posição da lista dos 50 Melhores Discos de 2011 feita pela Rolling Stone EUA.
No álbum, Gaga explorou o pop junto ao dance, eletro pop,rock e ópera, além da participação de Brian May, guitarrista do Queen. Nas letras, a cantora tratou de assuntos como sexualidade, amor, espiritualidade e outras questões sociais, tornando o disco um ícone para a comunidade LGBTQ+.
Confira o clipe de "Born This Way":
Com a dor e melancolia de um término de relacionamento, Adele transformou o sofrimento em um dos discos de maior sucesso dos anos 2010. A artista incorporou soul e R&B com o pop e venceu nas categorias Álbum do Ano e Melhor Álbum com Vocal Pop no Grammy 2012. Adele teve o reconhecimento do primeiro álbum na história das paradas britânicas a atingir vendas de três milhões de cópias em um ano.
Os singles “Rolling in the Deep”, “Someone Like You”, “Set Fire to the Rain” emplacaram a artista nas principais paradas musicais dos Estados Unidos e do mundo. Além disso, 21 está na lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone EUA.
Confira o clipe de "Rolling in the Deep":
Rihanna lançou o sexto disco de estúdio em novembro de 2011. Com os singles “We Found Love” (com participação de Calvin Harris), “Talk That Talk”, “Where Have You Been” e “You Da One”, a artista chegou no top 200 da Billboard EUA. No Reino Unido, o disco ganhou certificação de Platina uma semana após o lançamento, além de diversas críticas positivas e ótima repercussão do público.
Confira o clipe de We Found Love:
+++LEIA MAIS: 5 discos que completam 10 anos em 2021
Com uma mistura de pop e eletrônica, Spears lançou o sétimo disco de estúdio em março de 2011. Em entrevista ao DigitalSpy, antes do lançamento, a artista revelou o nome do disco e afirmou: “Entreguei meu coração e minha alma neste álbum nos últimos dois anos. Coloquei tudo que tenho. Este álbum é para vocês, meus fãs, que sempre me apoiaram [...] Eu amo todos vocês!”
A cantora teve grande sucesso comercial e com os singles “Hold It Against Me", Till the World Ends" e "I Wanna Go", emplacou três lugares na Billboard Hot 100. Com esse desempenho, Femme Fatale tornou-se o primeiro disco de Spears com três singles ocupando as dez primeiras posições da Billboard.
+++LEIA MAIS: As 100 músicas que definiram a década de 2010, segundo a Billboard
Confira o clipe de I Wanna Go:
Sétimo disco da cantora, Love? foi produzido durante a gravidez de Lopez. Por tratar diretamente sobre amor, o disco é considerado uma das produções mais pessoais da artista. Após o lançamento, o álbum alcançou quinta posição na Billboard 200 e vendeu 83 mil cópias na primeira semana, assim, tornou-se o sexto álbum de Lopez a atingir as dez melhores posições na lista da Billboard.
O disco contém diversas faixas de sucesso, como "On The Floor", com participação do rapper Pitbull, "I'm Into You", com a participação de Lil Wayne e "Good Hit".
+++LEIA MAIS: Jennifer Lopez é criticada por ONG de defesa dos animais por show no Super Bowl
Confira o clipe de "On The Floor":
Com os singles "Smile", "What the Hell" e "Wish You Were Here", Lavigne chegou ao quarto lugar da Billboard 200. O quarto disco de pop rock foi um grande sucesso e um dos trabalhos mais românticos da cantora. Em entrevista à Rolling Stone EUA, em 2011, revelou: “Eu não diria que é um álbum sobre separação. É sobre a vida. Coloquei na cabeça que não iria tentar compor hits.”
Além dos hits, o disco contém "Alice", faixa que fez parte da trilha sonora do filme Alice no Pais das Maravilhas (2010) de Tim Burton. Além da gravação de "Bad Reputation", um clássico da Joan Jett.
+++ LEIA MAIS: Justin Bieber descobre que é primo de Avril Lavigne e Ryan Gosling
Confira o clipe de "Smile":
O terceiro disco de Lovato teve mudanças sutis no estilo musical da cantora. Os dois primeiros álbuns foram carregados de pop, por causa da carreira da artista na Disney com os filmes de Camp Rock, mas,Unbroken apresentou influências de R&B nas faixas.
O single "Skyscraper" alcançou a décima posição na Billboard Hot 100. Em seguida, "Give Your Heart a Break", chegou na 16ª posição no Hot 100. Os dois singles do disco ganharam certificação de Platina nos Estados Unidos.
+++LEIA MAIS: Demi Lovato revela ser pansexual: 'Eu sou tão fluida agora'
Confira o clipe de "Give Your Heart a Break":
Com temas sobre empoderamento feminino, autorreflexão e amor próprio, há 10 anos Beyoncé lançou um de seus álbuns de maior sucesso. Com os singles "Run the World (Girls)", "Best Thing I Never Had", "Party", "Love on Top" e "Countdown", a produção foi o quarto álbum consecutivo da artista a estrear no primeiro lugar da Billboard 200.
Para promover o disco, a artista lançou o documentário Year of 4, no qual acompanhou a pausa na carreira da cantora e o processo de produção do álbum.
+++LEIA MAIS: Beyoncé homenageia Paulo Gustavo: ‘Descanse em Paz’
Confira o clipe de "Run the World (Girls)":
O terceiro disco da banda Selena Gomez & the Scene se afastou um pouco do pop adolescente das produções anteriores e teve mais influências de dance e eletrônica. When the Sun Goes Down emplacou a terceira posição na Billboard 200 e contém os singles "Who Says", "Love You Like a Love Song" e "Hit the Lights". No geral, o álbum foi um grande sucesso comercial e agradou público e mídias.
Confira o clipe de "Who Says":
+++LEIA MAIS: Cardi B não quer que Selena Gomez se aposente da música: 'Precisa de mais uma era'
Diferente dos outros lançamentos, Florence + The Machine explorara o indie pop com misturas de rock no segundo disco, Cerimonials. O disco foi um grande sucesso com os singles "Shake It Out" e "No Light, No Light", e alcançou a décima posição na Billboard 200 ganhando certificação de Platina.
Confira o clipe de "Shake It Out":
+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONTÂNEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer