- Coronavírus (Foto: CC0/TMaxImumge)

As 10 fake news mais absurdas nascidas durante a pandemia

Durante a pandemia do coronavírus, muitas fake news nasceram e repercutiram na internet

Redação Publicado em 01/09/2020, às 20h50

Durante a pandemia do coronavírus, muitas fake news (notícias falsas, em tradução livre) nasceram e repercutiram na internet. Sem qualquer comprovação científica ou informações oficiais, várias postagens ganharem engajamento - apesar de algumas revelarem histórias bizarras.

+++ LEIA MAIS: Fake News sobre coronavírus pode começar a gerar multa em São Paulo

A Lupa, via UOL, analisou mais de 8 mil checagens produzidas entre 1º de janeiro e 31 de agosto nas bases de dados Coronavirus Facts Alliance e CoronaVerificado. A partir dos resultados, foram selecionadas as 10 fake news mais absurdas compartilhadas em escala mundial. Confira a lista:


Zumbis

Em 28 de janeiro, no Brasil, criaram a história de como um paciente com o coronavírus tinha mordido a jugular de um médico nos Estados Unidos. Muitas pessoas acreditaram e logo assimilaram o ataque aos filmes de zumbis.

+++ LEIA MAIS: Brasil tem aumento recorde em casos de coronavírus e chega perto do 1 milhão

Para dar mais repercussão à notícia falsa, criaram uma montagem de uma suposta matéria publicada pelo O Globo. No entanto, quando as pessoas apertavam o link da reportagem, elas eram direcionadas para um texto sobre o criacionismo. E, só para reforçar, nenhuma das informações aqui são verdadeiras, muito menos o ataque zumbi.


Canibalismo e contágio

Entre as diversas teorias para explicar a origem do coronavírus, um post das Filipinas com uma foto descreveu como um homem que aparentemente comeria um suposto feto ocasionou o surgimento do coronavírus. A imagem, na verdade, era resultado de uma performance criada pelo artista chinês Zhu Yu em 2000, que é conhecido pelos projetos polêmicos.

+++ LEIA MAIS: Bolsonaro responde ‘sai daqui’ para apoiadora que questiona 38 mil mortes por coronavírus


Tosse como arma

Em 28 de fevereiro, circulou na internet uma imagem e postagem de um homem, que contaminado com o coronavírus, usou a própria tosse para assaltar um local e acabou preso nos EUA. No entanto, a imagem do homem foi originalmente produzida por um site humorístico e foi tirada de contexto.

+++ LEIA MAIS: Pico do coronavírus ainda não chegou ao Brasil, alerta OMS


Prostíbulo

Na Espanha, circulou a história de um prostíbulo que entrou em quarentena depois de descobrirem como uma das profissionais do local estava com covid-19. Os clientes, assim, precisariam comentar e justificar com as famílias a presença no estabelecimento.

A história foi, no entanto, produzida por um jornal satírico e depois tirada de contexto na internet.

+++ LEIA MAIS: Praias lotadas podem fazer curva de coronavírus em SP voltar a subir


 Morcegos

Mais uma teoria da conspiração. Na Índia, viralizou a suposta - e obviamente falsa - trama de como o primeiro paciente contaminado teria feito sexo com um morcego, por isso pegou o covid-19.

+++ LEIA MAIS: Apoiadora pede e Bolsonaro diz que 'ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina' contra Covid-19


Mortes falsas

Na Grécia, uma postagem repercutiu ao falar que os EUA usavam manequins como se fossem pessoas mortas para causar terror na sociedade. O post foi desmentido em 6 de abril.

+++ LEIA MAIS: Wesley Safadão testa positivo para COVID-19 e cancela live com Bruno e Marrone


Cobras

Uma teoria por vídeo, desmentida em Taiwan, dizia como os militares norte-americanos foram obrigados a beber sangue de cobra, predadora dos morcegos, e teriam sido contaminados com o coronavírus. Após o evento, os militares foram até Wuhan, na China, onde supostamente teriam transmitido o vírus para mais pessoas.

+++ LEIA MAIS: Flávio Bolsonaro testa positivo para o novo coronavírus


Tiro acidental

Na Jordânia, circulou a história de um homem recuperado do coronavírus e recém-liberado do hospital, mas que foi internado novamente quando um tiro acidental o acertou quando comemorava. 

O caso, como aponta a Lupa, aconteceu, mas o episódio não teve nenhuma relação com a covid-19. Na verdade, o homem tinha saído da prisão e foi morto com um tiro acidental.

+++ LEIA MAIS: Ministério da Saúde gastou somente 30% do necessário para conter pandemia de coronavírus


Morto vivo

Na Malásia, a história de um funcionário de um cemitério que foi acidentalmente cremado vivo depois de um cochilo repercutiu. No entanto, a trama foi desmentida em 28 de abril.

+++LEIA MAIS: São Paulo muda modo de contagem e registra quase 500 mortes e 20 mil novos casos de covid-19 em um dia


Contaminação

Segundo um post da Geórgia de fevereiro, um veículo com a imagem do deus egípcio da morte, Anúbis, estaria contaminando de propósito a sociedade e implantando chips quando andava pelas ruas. O transporte, no final das contas, era de uma empresa com um logotipo totalmente diferente e, obviamente, com um propósito bem oposto ao divulgado na fake news.

+++ LEIA MAIS: Covid-19: Cantar não é mais arriscado que falar, segundo cientistas britânicos


+++ DESAFIO! FREJAT ESCOLHE OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO 

noticia entretenimento coronavírus pandemia internet fake news viralizar falsa noticia falsa

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja