Os tempos mudaram - assim como os conceitos de "certo" e "errado"
Redação Publicado em 07/08/2020, às 13h25
Os tempos certamente mudaram - e muito!
Se olharmos para trás e analisarmos as músicas que já fizeram sucesso no passado, algumas delas soam bastante problemáticas para os novos moldes sociais e culturais.
Confira, abaixo, 10 músicas que ‘não são mais ok’ em 2020, segundo o portal NME: de Eminem a Rolling Stones.
Sobre o que fala? Eminem compartilha uma fantasia louca na qual ele mata a esposa Kim Scott antes de se matar logo em seguida. A música é extremamente sexista, grotesca, violenta e o uso repetido da palavra "vagabunda" é o menor de seus problemas.
Sobre o que fala? Mick Jagger e companhia relatam os "prazeres variados" proporcionados por mulheres de diferentes partes do mundo. Assim, eles fazem amplas generalizações sobre as mulheres com base na etnia. Imagine escrever letras tão ofensivas a ponto de causar polêmica mesmo na década de 1970...
Sobre o que fala? Um homem que anseia por uma "jovem garota", imploranqdo para que ela se afaste antes que ele aja de acordo com o que ele sente, pois está "perdendo o controle".
Sobre o que fala? Essa faixa de glam rock tem a mesma temática de "Young Girl" e é igualmente sombria. Ainda mais pelo fato de que Gary Glitter foi condenado várias vezes por crimes relacionados à pedofilia.
Sobre o que fala? As letras de "He Hit Me (And It Felt Like A Kiss)" descrevem um abuso doméstico, com o qual a narradora parece consentir. Com assuntos extremamente sombrios, a música fica ainda mais macabra ao saber que o produtor do girl group, Phil Spector, foi condenado pelo assassinato brutal da atriz Lana Clarkson.
Sobre o que fala? Novamente, um homem crescido que deseja uma menina de 14 anos. Isso parecia bem comum há alguns anos, né?
Sobre o que fala? Katy Perry repreende um amante por estar em contato com seu lado feminino, dizendo que ele é "tão gay" sem "gostar de meninos". Isso não é muito 2020, tanto pela heteronormatividade quanto pelos aspectos homofóbicos da música.
Sobre o que fala? O narrador tenta cortejar uma mulher, assegurando-lhe que, mesmo que ela não esteja afim, na verdade ela está. "Blurried Lines" foi banida de muitos campus universitários nos Estados Unidose um blogueiro a chamou de "música de estupro".
Sobre o que fala? Com um tom assustador, o narrador diz que causará muitos danos na própria namora se descobrir que ela o traiu. Veja:
"É melhor você se salvar, se puder, garotinha
Esconda sua cabeça na areia, garotinha
Te pegar com outro homem é o fim, garotinha."
Sobre o que fala? O hit do jamaicano Carl Douglas discorre sobre as aventuras de "Billy Chin e o Sammy Chung", que se tornam lutadores de kung fu. A música, com um refrão vagamnte oriental, se aproxima desconfortavelmente da apropriação cultural, enquanto as letras fazem referências amplas e esteriotipadas aos chineses.
+++LEIA MAIS: As 50 músicas de rock que ‘definiram os anos 2010’, segundo site
+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA'
+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer