A produção original Netflix foi muito criticada pela quantidade de narrativas complexas - que não foram bem exploradas
Redação Publicado em 13/05/2020, às 18h52
[Atenção: o texto contém spoilers de 13 Reasons Why]
A quarta temporada de 13 Reasons Why será lançado no dia 5 de junho, e apresenta a história dos estudantes na tentativa de se recuperar após o suicídio de Hannah Baker. Desde que foi lançada, a série se envolveu em várias polêmicas por cenas controversas, como lembra e lista o UOL.
+++LEIA MAIS: Netflix alterou cena de suicídio controversa de 13 Reasons Why
Baseada em um livro de mesmo nome, a série original Netflix propunha uma reflexão sobre os efeitos do bullying, além das consequências do comportamento de outros adolescentes que podem afetar uma pessoa.
A romantização do suicídio foi uma das principais críticas à série. Na primeira temporada, é mostrado as fitas de áudios de Hannah Baker deixadas aos colegas. Nelas, a personagem culpa cada um deles como responsável pela morte dela. Essa ideia foi criticada por ser uma suposta romantização do suicídio, que é um assunto delicado para ser abordado em qualquer produção.
+++LEIA MAIS: Netflix alterou cena de suicídio controversa de 13 Reasons Why
A Netflix cortou a cena de suicídio de Hannah - a original, que integrou a primeira temporada, mostrava a protagonista vivida por Katherine Langford cortando o pulso com uma lâmina de barbear na banheira de sua casa. Agora, a personagem aparece olhando para o próprio reflexo no espelho.
Na terceira temporada, a série tenta apresentar uma representatividade homossexual, mas também falhou. Monty um dos “valentões” da escola conta que é gay e lutava contra a sexualidade. O seriado não se atenta nisso, porém.
13 Reasons Why poderia ter explorado esse arco narrativo, mas optou por matar Monty e consequentemente a história e representatividade que ele poderia apresentar.
+++LEIA MAIS: Séries que deveriam ser canceladas antes de estragarem - sim, lá vem polêmica
+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja