- Cena de Olhos Que Condenam (Foto: reprodução)

2 filmes e 3 séries para entender os protestos contra o racismo [LISTA]

Produções audiovisuais podem ser importantes aliadas no entendimento do racismo estrutural e protestos antirracistas - confira algumas

Redação Publicado em 03/06/2020, às 20h53

A última semana foi marcada por protestos antirracistas ao redor do mundo motivados após a morte de George Floyd, homem negro assassinado por policial branco. O movimento Black Lives Matter busca a conscientização da população sobre a violêcia policial contra negros e sobre o racismo - e uma boa maneira de entender as recentes manifestações é por meio de produções audiovisuais.

+++LEIA MAIS: John Boyega, de Star Wars, faz discurso em protesto Black Lives Matter: ‘Não sei se terei uma carreira depois disso, mas f*da-se’

Diversas séries e filmes contam histórias sobre desigualdade e luta contra o racismo - ensinando muito sobre o contexto atual de protestos que toma contam do mundo. O Uol separou 2 filmes e 3 séries que tratam sobre o tema: confira:

Infiltrado na Klan


A produção que rendeu o primeiro Oscar a Spike Lee é baseada na história real de um policial negro que passa por branco para conseguir informações sobre a Ku Klux Klan. Além de escancarar o racismo, o filme faz uma relação direta com protestos ocorridos nos Estados Unidos nos últimos anos. 

+++LEIA MAIS: Spike Lee compara cena de filme dele à morte de George Floyd: 'Não vai parar de se repetir?'


Olhos Que Condenam


A minissérie disponível na Netflix conta a história real e revoltante dos "Central Park Five", cinco adolescentes negros acusados e condenados injustamente pelo estupro e espancamento de uma mulher branca no Central Park. 

Olhos Que Condenam denuncia a atitude racista da polícia ao coagir os adolescentes a confessarem o crime, além de mostrar que o caso não é pontual, mas faz parte de um sistema "construído para oprimir, para controlar. Para deixar uns acima e outros abaixo", como explicado pela diretora Ava DuVernay em entrevista à Oprah Winfrey

+++LEIA MAIS: Glória Maria relata racismo em clube carioca: ‘Me sentia como macaco no zoológico’


Atlanta 


Produzida e protagonizada por Donald Glover, Atlanta conta a história de dois primos que tentam fazer sucesso como rappers. No entanto, a série surpreende os espectadores com a realidade cruel da desigualdade social que afeta, principalmente, os negros.

+++ LEIA MAIS: Série Atlanta, de Donald Glover, é renovada para quarta temporada, antes mesmo da gravação da terceira


Homecoming


O documentário de 2019 de Beyoncé conta a história da artista e da apresentação no Coachella Valley Music and Arts Festival de 2018, que reuniu uma celebração da cultura negra. A produção apresenta a representatividade valorizada pela cantora, assim como a importância de compartilhar as narrativas negras.

+++LEIA MAIS: Os estereótipos nos filmes de Hollywood e por que eles distorcem a visão real do mundo [ANÁLISE]


Cara Gente Branca


Cara Gente Branca
dá uma lição sobre racismo estrutural enquanto acompanha um grupo de estudantes negros em uma faculdade dos Estados Unidos. A série também aborda o colorismo -  forma como o tom da pele diferencia preconceito sofrido - e apresenta as diferentes vivências e personalidades dos personagens, representando a principal lição da produção: negros não são todos iguais.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE

filme série entretenimento notícia EUA racismo produção entender preconceito protesto antirracista

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições