O filme Shrek estreou em 18 de maio de 2001 e conquista diversos fãs até os dias atuais
Camilla Millan Publicado em 18/05/2021, às 15h36
Há exatos 20 anos, a animação Shrek estreou nos cinemas norte-americanos e de outros países ao redor do mundo. O filme icônico chegaria ao Brasil posteriormente, em 22 de junho do mesmo ano, e, desde o início, a produção conquistou fãs - e mostrou que seria um sucesso internacional.
A história que envolve o ogro Shrek (Mike Myers), o burro falante (Eddie Murphy) e a princesa Fiona (Cameron Diaz) é uma grande paródia de diversas obras infantis de fantasia - de Rapunzel a Branca de Neve. Inspirada no livro Shrek!, de William Steig, a história retrata nas telonas ganhou, ao todo, quatro filmes - e deve voltar para mais uma produção, conforme anunciado pelo roteirista Michael McCullers.
O primeiro filme, contudo, é um dos mais populares da franquia. Dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson, e com um orçamento de US$ 60 milhões, a produção conseguiu uma receita de impressionantes US$ 484.409.218. Apesar de se tratar de uma animação, Shrek conquistou fãs de todas as gerações, e inclusive ganhou diversos elogios dos críticos.
Indicado a diversos prêmios e responsável por introduzir o Reino de Tão Tão Distante à cultura pop, o primeiro Shrek, lançado em maio de 2001, é inesquecível. Para marcar os 20 anos da estreia da produção, a Rolling Stone Brasil separou 5 curiosidades sobre o filme:
Inicialmente, o filme seria um híbrido de live-action e imagens geradas por computador (CGI). Após um ano e meio de estudos, um teste foi exibido e o resultado não agradou: “Ficou terrível, não funcionou, não ficou engraçado e não gostamos,” disse o produtor Jeffrey Katzenberg na época.
Após o fracasso inicial, o estúdio fez uma parceria com a Pacific Data Images (PDI), empresa com um software de animação próprio que conseguiu tornar o filme, inteiramente, animado.
+++LEIA MAIS: Aladdin, Dumbo e Peter Pan: os longas mais preconceituosos da Disney [LISTA]
O ano de 2001 não foi fácil para a DreamWorks. Na época, o estúdio lançou diversas produções que tiveram um desempenho ruim de bilheteria - nomes como Evolução, A Última Fortaleza e Maldição do Escorpião de Jade.
Com tantas produções que falharam em dar o retorno financeiro ao estúdio, Shrek conseguiu salvar a DreamWorks no quesito receita - assim como na reputação. O filme sobre o ogro conseguiu melhorar a imagem do estúdio, e assim, abrir portas para novas franquias como Madagascar e Kung Fu Panda.
+++LEIA MAIS: Shrek, Madagascar e mais: 6 filmes da DreamWorks que marcaram os anos 2000 [LISTA]
Em 2002, o filme foi o primeiro a receber o Oscar de Melhor Animação - categoria que, até então, não existia. Na época, Shrek concorreu com Monstros S.A. e Jimmy Neutron: O Menino Gênio. No mesmo ano, a produção também foi indicada à categoria Melhor Roteiro Adaptado na cerimônia.
Em maio de 2021, o personagem fictício ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, Califórnia, nos Estados Unidos. O ator Mike Myers, dublador de Shrek, participou da cerimônia.
+++ LEIA MAIS: 20 anos de Shrek: como o filme colaborou para o hype de 'All Star', do Smash Mouth
Muitos pesquisadores acreditam que a aparência do personagem principal, o ogro Shrek, foi inspirada em Maurice Tillet. O lutador sofria de acromegalia, uma grave doença que causa alargamento do rosto, mãos e pés. Apesar de ser extremamente inteligente e poliglota, o homem ficou marcado pela aparência, e muitos, infelizmente, o descreviam como uma “monstruosidade” e como o “homem mais feio do mundo”.
Tom Latour, um dos maiores pesquisadores do atleta, disse ao UOL Esporte sobre as semelhanças entre Shrek e o lutador. Assim como o ogro do filme, o atleta rugia para os adversários no ringue, além de ter um sorriso muito parecido ao do personagem. Ainda, Tillet, assim como Shrek, era conhecido pelo lado sensível e gentil.
+++ LEIA MAIS: Disney+ : 7 séries animadas que mal podemos esperar para rever [LISTA]
+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONTÂNEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
No início do mês de abril, a Netflix disponibilizou os dois primeiros filmes da franquia Shrek, os quais, no momento, permanecem no Top 10 da plataforma de streaming no Brasil. Em 2021, a saga do icônico ogro completou 20 anos e mostrou que ainda é querida pelo público.
Mas Shrek não é a única animação da DreamWorks que fez sucesso e, consequentemente, foi transformada em uma franquia. Este é apenas um dos filmes do estúdio que apresentou personagens marcantes por meio de uma narrativa descontraída e cativante.
+++ LEIA MAIS: 20 anos de Shrek: como o filme colaborou para o hype de 'All Star', do Smash Mouth
Pensando nisso, listamos seis animações da DreamWorks que marcaram os anos 2000, de Shrek a Madagascar. Confira:
A Fuga das Galinhas acompanha a vida de um galinheiro, o qual é afetado pela chegada de um novo galo, o qual os fazem acreditar na possibilidade de fugir dos humanos - e das panelas quentes. (Foto: Reprodução /Twitter)
+++ LEIA MAIS: Disney+ : 7 séries animadas que mal podemos esperar para rever [LISTA]
A vida Shrek muda quando o pântano dele é invadido e ele se vê obrigado a fazer um acordo com o Lorde Farquaad. Vencedor do Oscar, o filme ganhou diversas continuações ao longo dos anos.
Em O Espanta Tubarões, o peixe Oscar constrói uma reputação e se torna uma celebridade a partir de uma grande mentira. Mas, logo, a imagem dele corre risco e ele precisa encontrar uma alternativa para não ser desmascarado.
Madagascar é outro filme com personagens icônicos. Alex, Marty, Melman e Glória precisam veem a amizade deles em jogo, quando saem de Nova York e param em Madagascar. Além de ganhar continuações com os personagens principais, a franquia fez sucesso com o spin-off Os Pinguins de Madagascar.
Histórias inusitadas, protagonistas rebeldes e animais falantes. Bee Movie usa os elementos clássicos da DreamWorks para contar a história de uma abelha que decide processar a humanidade por consumir o mel das abelhas.
+++LEIA MAIS: Aladdin, Dumbo e Peter Pan: os longas mais preconceituosos da Disney [LISTA]
O primeiro filme da franquia Kung Fu Panda acompanha Po, um jovem desajeitado e divertido que descobre ter sido escolhido para aprender kung fu com mestres e derrotar o vilão Tai Lung.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja