Em 1994, os irmãos Gallagher lançavam o disco que entraria para a história do rock, e colocaria a banda britânica no topo do mundo da música
Redação Publicado em 29/08/2019, às 11h03
Nesta quinta, 29 de agosto, o disco Definitely Maybe completa 25 anos. O trabalho de estreia do Oasis não apenas lançou a banda inglesa para o sucesso mundial e absoluto, mas também se instaurou como um marco na história do rock.
Só na semana do lançamento, lá em 1994, foram vendidas 86 mil cópias, recorde que o grupo detinha até 2006, quando o Arctic Monkeys estreou no mundo da música com Whatever People Say I Am, That's What I'm Not.
E todo esse sucesso proveniente do disco não veio à toa. A tracklist conta com clássicos absolutos que continuam até hoje nas playlists de muita gente, como "Supersonic", "Rock 'n' Roll Star", "Live Forever" e "Cigarettes & Alcohol".
Além de todos esses motivos pelos quais os irmãos Gallagher podem se gabar (e com certeza eles o fazem), a capa de Definitely Maybe também é uma obra à parte, com vários detalhes importantes e representativos do trabalho como um todo. Dá uma olhada na imagem abaixo, com os destaques que mencionaremos a seguir. (Foto:Reprodução/Telegraph)
Então vamos lá.
No canto inferior esquerdo é possível ver Burt Bacharach, pianista e compositor norte-americano do qual Noel é fã declarado.
Mas além de ser apenas uma homenagem, o próprio posicionamento da imagem na capa tem um significado: ao ser colocada ali, a foto remete à arte do disco Ummagumma, lançado pelo Pink Floyd em 1969, em que a banda colocou a capa da trilha sonora do musical Gigi.
Na janela mais próxima da televisão, foi colocada uma foto de George Best, ex-jogador do time de futebol Manchester United. Esse detalhe foi uma forma do guitarrista Bonehead deixar claro para todo mundo que nem todos os integrantes do Oasis torciam para o Manchester City.
A TV, por sua vez, exibe o filme Três Homens em Conflito (ou The Good, the Bad and the Ugly, título original e mais popular). Algum tempo depois do lançamento de Definitely Maybe, Noel contou que esse clássico do velho-oeste dirigido por Sergio Leone e estrelado por Clint Eastwood está na lista dos seus filmes favoritos.
Que os irmãos Gallagher são teimosos, não é novidade para ninguém. Então como o guitarrista deixou a marca de um torcedor do Manchester United com uma pequena foto, Liam e Noel fizeram questão de colocar uma maior de Rodney Marsh, jogador que fez história no Manchester City.
A foto pode ser vista perto da lareira.
Perto da foto de Burt Bacharach, está uma referência direta a um dos hits do disco, e um dos maiores da carreira do Oasis: um maço de cigarro e uma taça de vinho, elemetos obviamente relacionados a "Cigarettes & Alcohol", 8ª faixa do álbum.
As curiosidade e detalhes que envolvem Definitely Maybe vão muito além da capa. A letra de "Live Forever", por exemplo, é uma resposta de Noel ao movimento grunge que, segundo ele, era desnecessariamente depressivo.
+++Leia mais: Foo Fighters quer reunir o Oasis: 'Estamos tentando', diz Dave Grohl
Outro fato surpreendente diz respeito ao baixista Paul McGuigan. Poucos sabem, mas ele não gravou nenhuma das faixas do disco.
E talvez o mais curioso disso tudo, seja o fato de Definitely Maybe fazer aniversário exatamente um dia após o aniversário de término do Oasis, com apenas 15 anos entre uma data e outra.
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral