Para comemorar os 22 anos de Montero Lamar Hill, separamos momentos de destaque do dono de ‘Old Town Road’
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/04/2021, às 14h00
Mesmo com uma carreira musical curta, Lil Nas X, quem completa 22 anos nesta sexta, 9, é um dos nomes mais populares da indústria, emplacando hit atrás de hit. O rapper nasceu como Montero Lamar Hill no dia 9 de abril de 1999 em Geórgia, Estados Unidos.
Lil Nas X se tornou reconhecido mundialmente pelo sucesso estrondoso do remix de “Old Town Road,” com Billy Ray Cyrus, pai de Miley Cyrus. Entre os lançamentos, estão o EP 7 (2019) e alguns singles, como “Panini,” “Holiday” e “Montero (Call Me By Your Name).”
+++LEIA MAIS: A incrível ascensão de Lil Nas X: Do hit que custou US$ 50 ao Grammy 2020
Antes da música, teve certa fama por administrar duas contas de fã sobre Nicki Minaj, chamadas NasMaraj e FactsAboutNM, ambas no Twitter. Os tuítes tinham bastante engajamento na rede social. Em 2018, começou a enviar músicas ao SoundCloud.
O cantor se assumiu gay em 2019, e passou a abordar a sexualidade nas músicas de maneira mais direta. Em julho de 2020, anunciou o primeiro disco de estúdio, cujo lançamento deve ocorrer em 2021.
+++LEIA MAIS: Artistas são transformados em treinadores Pokémon: Billie Eilish, Lil Nas X e mais
Veja três momentos marcantes da carreira de Lil Nas X abaixo:
Em dezembro de 2018, lançou a primeira versão do country rap “Old Town Road,” mas ganhou fama no TikTok em 2019, por conta do meme Yeehaw Challenge. Em abril daquele ano, divulgou um remix da música com Billy Ray Cyrus.
A faixa foi responsável por mostrar Lil Nas X ao mundo, alcançando o topo da Billboard Hot 100. Também chegou em primeiro nas paradas de países como Alemanha, Reino Unido e França. A canção ganhou dois Grammys: Performance de Duo/Grupo Pop e Melhor Clipe.
Aos 20 anos, o rapper recebeu indicações em seis categorias do Grammy 2020 - e foi um dos maiores destaques da premiação: Performance de Duo/Grupo Pop, Melhor Clipe, Artista Revelação, Gravação do Ano, Álbum do Ano e Melhor Colaboração de Rap.
Em julho de 2019, Lil Nas X publicou, no Twitter, uma prévia de “Montero (Call Me By Your Name)” e deixou os fãs malucos. Quase uma gestação depois, em 26 de março de 2021, lançou a música nas plataformas de streaming.
CALL ME BY YOUR NAME ☎️❣️ pic.twitter.com/Za6UU63oSh
— nope 🏹 (@LilNasX) July 9, 2020
A música tem o mesmo nome do cantor e fala sobre um relacionamento de Lil Nas X com outro homem durante 2020, de acordo com o artista em entrevista ao Genius. Inspirou-se também no filme Me Chame Pelo Seu Nome (2017), estrelado por Armie Hammer e Timothée Chalamet.
“Montero (Call Me by Your Name)” foi sucesso de público e crítica, estreando em primeiro lugar na Billboard Hot 100. É a segunda música do cantor a alcançar essa posição no chart.
Para fechar com chave de ouro, Lil Nas X lançou um videoclipe polêmico, no qual desce ao inferno em um pole dance - e depois dançando no colo do Diabo.
+++LEIA MAIS: A ascensão dos memes na música: De Lil Nas X a Oliver Tree
Com o clipe, o rapper mostrou como será quem é, mesmo se isso o levar ao inferno, como muitas pessoas homofóbicas dizem. Assista abaixo:
Claro, o vídeo rendeu diversos memes. Um deles mostra pessoas assistindo em plataformas inusitadas: TV do Shrek, visor do teste de gravidez, Game Boy, geladeira inteligente, tamagotchi, entre outros.
My mom took my phone so I’m watching the call me by your name music video on my gameboy @LilNasX pic.twitter.com/wyBPAAnuwN
— pynnion (🎂 tomorrow!!!!!1) (@pynnion) April 8, 2021
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'
Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'