Os filmes de terror estão cheios de monstros aterrorizantes, mas alguns deles são bem toscos e até ridículos
Redação Publicado em 18/03/2020, às 10h11
Os filmes de monstros são um dos sub-gêneros do terror. As criaturas permitem que os cineastas explorem a psique humana de maneira tangível e visual. Esses monstros variam de demônios assombrando e possuindo pessoas e itens até lendas urbanas, às vezes enraizados em diferentes folclores.
Mas, se os monstros não são bem feitos, o efeito de medo pode ir por água abaixo. Eles podem acabar com toda a atmosfera de perigo da história ou torná-lo engraçado. Listamos bons e maus exemplos de como fazer monstros, organizado pelo site ScreenRant.
O Babadook (2014) começa como um personagem em um livro infantil intitulado Senhor Babadook, que passa a aparecer depois que as pessoas descobrem a existência dele, para aterrorizá-las.
O Babadook aterroriza a mãe solteira Amelia Vanek e o filho dela, Sam, ambos ainda sofrendo com a perda do marido e pai. Por causa dessa dinâmica, o monstro é como uma metáfora do sofrimento e dos efeitos que ele pode ter nas pessoas quando elas não lidam com isso adequadamente.
Os Mogwai, também conhecidos como Gremlins, são criaturas fofinhas que se tornam monstros ao serem alimentados após a meia-noite ou depois de expô-los à água, fazendo com que eles se reproduzam rapidamente. Eles são toscos e engraçados de propósito, porém, já que Gremlins (1984) é um ‘terrir’, ou seja, terror com comédia.
+++LEIA MAIS: 8 filmes de terror clássico que mereciam ganhar remake: Creepshow 3, Tubarão 3 e mais
Esse é o monstro da segunda tarefa de Ofelia dada a ela pelo fauno. O homem pálido é conhecido por comer crianças que roubam a comida dele. Quando ele acorda, mostra que é cego e coloca olhos nas mãos para enxergar. É um conceito bizarro de monstro criado pela mente do cineasta Guillermo del Toro.
+++ LEIA MAIS: 18 filmes de terror na Netflix para assistir de luz acesa: de Corra! a Poltergeist
Bruce é o apelido carinhoso ao boneco animatrônico de tubarão branco feito para esse clássico de Steven Spielberg. Apesar de ter assustado o público nos cinemas em 1975, atualmente o boneco não causa medo. O filme continua criando suspense e tensão muito bem, mas o monstro não convence mais.
+++ LEIA MAIS: Os 9 filmes de terror mais subestimados dos últimos 5 anos [LISTA]
O palhaço monstro de It: a Coisa é um dos monstros mais assustadores criados por Stephen King. Ele foi reproduzido com fidelidade tanto no filme televisivo dos anos 1990 quanto no remake de 2017, pelos atores Tim Curry e Bill Skarsgård, respectivamente. Além disso, a premissa de se alimentar de crianças e do medo delas é sinistra.
+++ LEIA MAIS: Além dos clássicos: 8 filmes de terror atuais que vale a pena assistir
Eles são criaturas do Necronomicon e as formas que assumem após possuir seres humanos na franquia Evil Dead. Principalmente na trilogia original, são exagerados e histéricos. Os mortos-vivos também são muito engraçados e oferecem muitos prováveis momentos cômicos não intencionais, especialmente quando Ash luta contra eles.
+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA
Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'
Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'