Para celebrar o movimento que levou uma multidão de mulheres para à frente dos palcos — e em cima deles —, a Rolling Stone Brasil preparou uma seleção musical com faixas incríveis daquela época; ouça abaixo
Redação Publicado em 14/10/2020, às 17h40
A década de 1990 foi marcada pela força impetuosa de mulheres ocupando espaços nas músicas, nas ruas e nos palcos. O movimento que surgiu a partir da união dessa energia estrondosa ganhou o nome de Riot Grrrl.
+++ LEIA MAIS: Dossiê Riot Grrrl: O tempero explosivo que colocou as mulheres à frente do punk
Responsáveis por encabeçar os primeiros zines de divulgação com discursos contra o sexismo, Bikini Kill, Bratmobile, Babes in Toyland, 7 Year Bitch, Excuse 17 e Heavens to Betsy abriram as portas para a criação de uma consciência feminista que repercute mais de décadas depois. Com discursos libertários e muito fortes sobre as próprias histórias nos gritos roucos das canções, essas artistas inspiraram as mulheres a liderarem os próprios espaços, pegarem os próprios instrumentos e enfrentarem uma indústria que foi projetada apenas para os homens.
+++ LEIA MAIS: Phoebe Bridgers é a amiga que todo mundo quer ter
Depois de desbravar a história do movimento e separar algumas discografias, a Rolling Stone Brasil preparou uma playlist, que está disponível no Spotify, com as 30 músicas essenciais para você entender o Riot Grrrl. Ouça abaixo:
+++ OROCHI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições