O filme do diretor Jean-Pierre Jeunet é considerado um marco do cinema
Redação Publicado em 28/03/2021, às 15h00 - Atualizado em 25/04/2021, às 13h03
Em 25 de abril de 2001, há exatos 20 anos, o famoso filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain foi lançado na França - e encantou diversos espectadores. Dirigida por Jean-Pierre Jeunet, a produção teve um imenso sucesso mundial com a narrativa que evidencia a importância de saber aproveitar os pequenos prazeres da vida.
Na trama, Amélie Poulain, interpretada por Audrey Tautou, inicia uma busca pelo dono de uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento no qual se mudou. Essa atitude faz com que a protagonista mude a visão sobre o mundo, e encante os espectadores com a personalidade e fantasia contagiante.
+++LEIA MAIS: 4 curiosidades do clássico Uma Linda Mulher [LISTA]
Não precisou de muito tempo para o filme se tornar um sucesso. Ele foi indicado a cinco categorias do Oscar, ganhou dois prêmios BAFTA e levou quatro prêmios César, o mais importante do cinema francês.
No Brasil, o filme chegou somente em 8 de fevereiro de 2002, quase um ano após o lançamento.
Apesar de 20 anos se passarem desde o lançamento do filme, ele permanece como um marco do cinema internacional e da carreira do diretor Jean-Pierre Jeunet; confira 4 curiosidades sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain:
+++LEIA MAIS: 8 curiosidades do clássico Curtindo a Vida Adoidado [LISTA]
No DVD do filme, o diretor Jean-Pierre Jeunet incluiu alguns comentários inéditos. Segundo o cineasta, inicialmente, quando o rascunho da produção indicava que Amélie teria um pai inglês, a atriz para viver a protagonista seria a inglesa Emily Watson.
Contudo, ela não tinha um francês muito forte, e quando ficou indisponível para filmagens, o roteiro foi reescrito para uma atriz francesa - e Audrey Tautou foi a escolhida.
+++LEIA MAIS: 4 filmes com 0% de aprovação da crítica especializada [LISTA]
No filme, Amélie trabalha em um café - um dos cenários principais no qual a atriz passa grandes momentos da narrativa. O local usado para as filmagens foi um café de verdade, chamado "Cafe des 2 Moulins".
O estabelecimento fica na região de Montmartre em Paris - e funciona como qualquer outro café, servindo refeições, doces e outros. Após o filme, o local se transformou em uma grande atração turística da cidade.
+++LEIA MAIS: Qual dos Friends mais gastou dinheiro com café no Central Perk?
Pode parecer que jogar pedras no rio é fácil, mas não foi para Audrey Toutou nas filmagens da produção. Em uma cena, a atriz deveria fazer pedras saltitarem na água do Rio Sena, e quando não conseguiu, o diretor Jean-Pierre Jeunet precisou fazer o efeito digitalmente.
O gnomo que aparece no filme não foi escolhido ao acaso, ele era de um dos integrantes da equipe de filmagens, Jean Marie Vives. O profissional fotografou a figura e fez montagens com imagens das viagens dele para serem utilizadas no filme.
+++ HUNGRIA HIP HOP | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez