O aclamado filme de David Lynch completa 20 anos em maio de 2021
Redação Publicado em 09/05/2021, às 10h00
A Cidade dos Sonhos é, para muitos, um dos melhores filmes de David Lynch. Confuso, surreal e imprevisível, o longa acompanha uma jovem atriz que chega em Hollywood e encontra uma mulher com amnésia e fugida de um acidente de carro - e tudo isso envolvido por trilha sonora, trabalho de câmera e roteiro brilhantes.
Com terror psicológico do início ao fim, A Cidade dos Sonhos é extremamente aclamado pela crítica - e com Lynch na direção, dificilmente seria diferente. A junção do enredo não linear, a justaposição de cenas factíveis e surreais, o trabalho intrigante de câmera e a fotografia são marcas do cineasta - e no filme de 1991, elas se evidenciam com maestria.
Os elementos - combinados à trilha sonora especial e a atuação de nomes como Mary Sweeney e Alain Sarde - resultaram em uma produção fantástica. O filme foi considerado pela revista Sight & Sound como um dos melhores já realizados na história do cinema.
Para homenagear a produção, que completa 20 anos de lançamento em maio, a Rolling Stone Brasil separou 4 curiosidades sobre A Cidade dos Sonhos; confira:
Atriz de Rita, Laura Harring se envolveu em um pequeno acidente de carro a caminho das audições para o filme. Segundo o Sreen Rant, quando soube que a personagem protagonizaria um acidente no longa, a atriz pensou que era destino - e no final, de fato, foi.
Lynch dedicou o filme a Jennifer Syme, aspirante a ator que trabalhou como assistente do diretor na época das filmagens. Ele morreu em um acidente de carro em abril de 2001, antes do lançamento do filme.
+++LEIA MAIS: David Lynch dirigiria novo filme se não fosse a pandemia
A cena que Adam pega um taco de golfe e quebra o pára-brisa do carro não foi criada do zero. O momento foi inspirado por um incidente no qual Jack Nicholson fez a mesma coisa.
Inicialmente, Lynch pensou em A Cidade dos Sonhos como um piloto de TV de 90 minutos para a ABC. No entanto, os executivos da rede não aceitaram a visão, mudaram o projeto e depois o abandonaram.
Em seguida, segundo o Screen Rant, o Canal + se ofereceu para dar ao diretor dinheiro suficiente para retrabalhar o piloto como um longa-metragem. Apesar de ter ficado desanimado com o projeto, o cineasta topou - e o resultado foi o filme aclamado pela crítica.
+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja