- Torto Arado, Um defeito de cor e Cumbe (Foto: Reprodução/Amazon)

4 livros para entender a escravidão no Brasil: do histórico ao contemporâneo [LISTA]

Literatura pode ser um bom instrumento para refletir no aniversário da Lei Áurea

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 13/05/2021, às 20h59

Princesa Isabel assinou a Lei Áurea para terminar o regime escravocrata no Brasil em 13 de maio de 1888. Atrasada: fomos o último país no Ocidente abolir a estrutura. Esta data, no entanto, não é motivo de comemoração, e sim questionamento. Mais de 55 mil trabalhadores foram resgatados de situações análogas à escravidão nos últimos 25 anos, de acordo com a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia.

Além das ocorrências reais de trabalho forçado nos dias atuais, também é importante pensar qual papel o regime tem sobre o racismo estrutural e a violência contra pessoas negras. O percentual de negros assassinados no Brasil é 132% maior do que o de brancos, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

+++LEIA MAIS: 5 importantes filmes sobre a escravidão: de Quilombo a 12 Anos de Escravidão [LISTA]

A literatura pode ser um modo interessante para conhecer histórias, dados, relatos e investigações sobre a escravidão antiga e moderna e, assim, aumentar a conscientização.

Seja qual for a sua preferência: histórias em quadrinhos, relatos acadêmicos de pesquisa profunda, romances históricos ou tramas sobre escravidão contemporânea, existem diversas obras para entender como o Brasil foi moldado pelo sistema escravocrata, sobrevivente até os dias atuais. 

+++LEIA MAIS: Escravidão: Uma História de Injustiça - Nova série de Samuel L. Jackson apresenta diferente e necessária perspectiva sobre o tráfico de escravos [ANÁLISE]


Um defeito de cor - Ana Maria Gonçalves (2006)

Com quase 950 páginas, Um defeito de cor narra uma vida inteira. Kehinde começa criança na África e conta toda a sua trajetória, da vinda ao Brasil às mortes, tortura e estupros os quais sofreu na posição de escrava. Na trama metade ficcional, metade real, Gonçalves traz um retrato histórico do Brasil pelos olhos da personagem com uma narrativa comovente e viciante. 


Cumbe - Marcelo D’Salete (2016)

Cumbe é sinônimo de quilombo, mas também significa Sol, luz, a maneira de compreender a vida e o mundo. Nesta história em quadrinhos destinada a se tornar um clássico brasileiro, Marcelo D’Salete explora a vida nos quilombos e os protagonistas negros durante a resistência e a luta por direitos. 

+++LEIA MAIS: Chadwick Boseman rejeitou papel em filme sobre escravidão: ‘Não quero perpetuar estereótipos’


Escravidão - Volume 1 - Laurentino Gomes (2019)

Este é para quem gosta de livros acadêmicos. Laurentino Gomes passou seis anos pesquisando essa obra, além de ter viajado por 12 países em três continentes diferentes. É o primeiro volume da trilogia de um dos maiores historiadores do Brasil e analisa como a escravidão afeta o presente do país.

O Brasil recebeu cerca de cinco milhões de nativos africanos e foi o último país da América a abolir a escravidão com a Lei Áurea em 1888. Como esses dados afetam o modo como a população negra é vista hoje e o racismo estrutural ainda presente? São questões as quais Gomes tenta explicar.

+++LEIA MAIS: Ryan Reynolds e Blake Lively estão ‘profundamente arrependidos’ por casamento em fazenda de escravidão


Torto Arado - Itamar Vieira Junior (2019)

Um dos mais aclamados da literatura brasileira contemporânea, Torto Arado venceu o Prêmio Jabuti de Romance Literário em 2020 por retratar com maestria a vida de pessoas em situações análogas à escravidão na Chapada Diamantina, Bahia. As irmãs Bibiana e Belonísia trabalham em uma fazenda para, em troca, poderem ficar com uma pequena parte da colheita e morarem em casas de barro no local.

Vieira Junior não trata a escravidão como algo do passado, porque não é. É uma perspectiva diferente sobre o tema, varia das visões distantes e históricas. Este livro nasceu para se tornar clássico.

+++LEIA MAIS: Taís Araújo: ‘Romantizaram nossa história a ponto da gente não ter vergonha da escravidão no Brasil'


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

notícias Livros Literatura escravidão torto arado escravos laurentino gomes 13 de maio um defeito de cor lei áurea itamar vieira junior cumbe

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja