A produção estrelada por Christopher Atkins e Brooke Shields foi lançada em junho de 1980
Redação Publicado em 07/06/2020, às 15h00
Lagoa Azul é um clássico. O filme icônico conta a história de Richard (Christopher Atkins) e Emmeline (Brooke Shields), duas crianças que, após um naufrágio, vão parar em uma ilha deserta ganhou. A produção ganhou popularidade - e é apresentada frequentemente na Sessão da Tarde, da Globo.
+++LEIA MAIS: Como estão os atores de Lagoa Azul, clássico da Sessão da Tarde
Dirigido por Randal Kleiser e baseado no romance homônimo de 1908 de Henry De Vere Stacpoole, Lagoa Azul foi um sucesso - e um dos motivos foi as cenas e paisagens incríveis. A produção foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro e é conhecida até a atualidade.
Em junho de 2020, o filme completa 40 anos de lançamento e nostalgia toda vez que é reprisado. Para relembrar a produção, separamos cinco curiosidades sobre Lagoa Azul; confira:
+++LEIA MAIS: Ryan Gosling viverá nova versão de clássico do cinema, O Lobisomem
Com o orçamento de US$4,5 milhões, o diretor pensou em uma alternativa para trazer autenticidade ao ambiente retratado no livro original: uma locação verdadeiramente deserta. Assim, as filmagens foram realizadas na ilha Turtle, em Fiji, um local na época sem estradas, água ou eletricidade. Atualmente, o local é aberto à visitação.
Para conseguir uma química verdadeira entre os protagonistas - na época com cerca de 14 anos - o diretor Randal Kleiser planejou que o ator Christopher se apaixonasse pela co-protagonista. Para isso, o cineasta colocou uma foto de Brooke sobre a cama do astro para que ele a observasse todos os dias. O plano deu certo, e eles chegaram a viver um curto romance por trás das câmeras.
+++LEIA MAIS: 6 filmes clássicos de terror para assistir no Amazon Prime Video [LISTA]
Lagoa Azul foi um sucesso e muitas pessoas assistiram ao filme - entre elas o herpetologista John Gibbons, que notou uma iguana incomum em uma das cenas. Após pesquisas, ele percebeu que o animal não havia sido catalogado. Assim, Gibbons foi até a ilha das filmagens e descobriu a nova espécie.
Na época das filmagens, Brooke Shields tinha apenas 14 anos e Christopher Atkins tinha 18. O fato de os dois se envolverem em um romance com várias cenas sensuais e com poucas roupas gerou diversas críticas - inclusive sendo comparado à pornografia infantil.
Mesmo assim, o diretor e a atriz garantem que utilizaram “dublês de corpo” em diversas cenas de nudez da atriz. Além disso, há o argumento de que o cabelo de Shields era utilizado para cobrir os seios e evitar que as partes íntimas dela fossem mostradas.
+++LEIA MAIS: As 5 melhores séries baseadas em obras de Stephen King, segundo o Rotten Tomatoes
Christopher Atkins alcançou popularidade com o papel de Richard. Na época, o jovem de 18 anos foi considerado um galã. No entanto, o sucesso não ajudou o astro a conseguir papéis de destaque após o lançamento de Lagoa Azul. Os outros trabalhos do ator não tiveram destaque.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE
Dois anos sem Gal Costa: Gilberto Gil e Maria Bethânia fazem homenagens
Tony Todd, ator de Premonição e Candyman, morre aos 69 anos
Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele
Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes
James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal
Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'