Animações da Pixar revolucionaram o segmento de filmes em 1995 e criaram histórias para emocionar qualquer um
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/07/2021, às 18h15 - Atualizado às 19h06
A Pixar é um dos maiores estúdios de animação da atualidade. Desde a estreia em 1995 com Toy Story — o primeiro longa-metragem animado por computador —, construíram uma trajetória incrível com histórias muito queridas pelo público.
É comum passar por diversas emoções em apenas um filme da Pixar: tristeza, felicidade, raiva, realização, entre outras. Acompanhamos amizades e vínculos inquebráveis, como em Luca (2021), e uma jornada dentro da mente humana em Divertida Mente (2015). Pensando nisso, listamos cinco animações que arrancam lágrimas do público. Confira:
+++LEIA MAIS: Além de Luca: 5 amizades incríveis da Pixar [LISTA]
A animação mais recente da Pixar acompanha Luca (Jacob Tremblay) e Alberto (Jack Dylan Grazer), dois meninos italianos os quais escondem uma identidade secreta: são monstros marinhos e vêm de um outro mundo abaixo da superfície da água.
A dupla passa por momentos de muita diversão e aventura na pequena cidade de Porto Rosso, na Itália. O aspecto comovente do filme é, no entanto, a amizade entre os dois. Luca e Alberto precisam aprender a se apoiar em um mundo que não os aceita e desenvolvem um vínculo fortíssimo até as cenas finais.
+++LEIA MAIS: 5 lições que Luca, animação da Pixar, nos ensinou [LISTA]
Viva: A Vida É Uma Festa foi a primeira animação da Pixar situada no México e tira inspiração do feriado do Dia dos Mortos. Miguel (Anthony Gonzalez) tem 12 anos e seu maior desejo é ser um músico famoso, mas a família desaprova o sonho.
Miguel, então, passa por uma aventura em um mundo espiritual, onde aprende sobre questões da memória de um povo. O filme pode arrancar lágrimas, pois trata da importância do contato com as heranças familiares e o significado de dar valor às tradições.
+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 motivos para assistir Soul, indicado a Melhor Animação [LISTA]
Uma das animações clássicas da Pixar, Up - Altas Aventuras é favorita do público. Conta a história de Carl Fredricksen (Ed Asner), um senhor de 78 anos vendedor de balões. Após a morte da esposa Ellie (Elizabeth Docter), Carl se encontra prestes a perder a casa onde morava com ela, e decide fazer a residência voar com a ajuda de balões.
A intenção era viajar até uma floresta na América do Sul a qual Ellie sempre quis visitar. Ao longo da jornada, Carl encontra amizade com o pequeno escoteiro, Russell (Jordan Nagai). É uma jornada incrível que partiu da motivação comovente de realizar um último desejo da esposa.
+++LEIA MAIS: Todos os filmes da Pixar, do pior ao melhor, segundo site
No longa indicado ao Oscar 2021, os irmãos elfos Ian (Tom Holland) e Barley (Chris Pratt) recebem um cajado de bruxo do pai falecido capaz de trazê-lo de volta. Então, partem em uma jornada para executar o feitiço e passar mais um dia com a família reunida. Dois Irmãos tem uma reflexão incrível sobre a natureza humana e o luto.
Talvez uma das animações mais ambiciosas do repertório da Pixar, Divertida Mente acompanha os sentimentos que habitam dentro da sala de controle do cérebro de Riley, de 11 anos. O longa autêntico e complexo foi feito com ajuda do psicólogo Paul Ekman para entender a ciência das emoções e como personificá-las.
+++LEIA MAIS: 6 curtas emocionantes da Pixar para assistir no Disney +
Durante o filme, Riley passa por diversas mudanças em seu ambiente e na vida familiar, e as emoções — Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo, entre outras — precisam aprender a lidar com as disrupções. A história traz diversos aprendizados sobre despedidas, mudanças e como sentimentos devem ser valorizados.
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer