Relembre grandes histórias e mate a saudade de personagens queridos
Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 18/04/2021, às 11h00
Há 10 anos, o Brasil entrou em evidência em uma animação da Fox. A história da ararinha azul dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha foi um verdadeiro sucesso. Rio concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original com "Real in Rio," cantada por Sérgio Mendes e Carlinhos Brown. No entanto, perdeu para Os Muppets.
No mesmo ano, a Disney ganhou mais uma princesa. Rapunzel protagonizou Enrolados, a animação mais cara da história, com orçamento de US$ 260 milhões. O filme é uma releitura do clássico dos irmãos Grimm e também foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro.
+++ LEIA MAIS: Shrek, Madagascar e mais: 6 filmes da DreamWorks que marcaram os anos 2000 [LISTA]
Independente da trama, essas histórias são capazes de conquistar a todos, de crianças a adultos. É o gênero perfeito para uma tarde em família. Pensando nisso, separamos cinco animações lançadas há 10 anos para você matar a saudade de um desenho animado. Confira:
Nessa releitura do clássico infantil, Rapunzel vive trancada em uma torre com o desejo de poder sair e ver luzes que aparecem no céu todos os anos no aniversário dela. Um dia, quando está sozinha, a torre é invadida pelo ladrão Flynn Rider. Rapunzel o captura e faz um acordo para soltar o rapaz: ele só pode ter suas coisas de volta caso a leve para ver as luzes. Agora, a garota tem pouco tempo para realizar o sonho antes da mãe voltar para casa.
+++ LEIA MAIS: The Midnight Gospel, Big Mouth e mais: as melhores animações da Titmouse [LISTA]
Inspirado no clássico de Shakespeare, Gnomeu e Julieta são anões de jardim de famílias rivais. No entanto, depois de se conhecerem, acabam se apaixonando perdidamente. Mas, para ficarem juntos, precisarão enfrentar a rivalidade de todos.
Depois de um acidente, o camaleão Rango vai parar em uma pequena cidade do interior, após ser criado a vida toda como animal de estimação. Agora, nomeado xerife, precisa lidar com os desafios de administrar o local.
+++ LEIA MAIS: Os 10 casais mais realistas das animações da Disney, segundo site
Blu é uma das últimas araras-azuis existentes e, para dar continuidade à espécie, é levado ao Rio de Janeiro para procriar. No entanto, por ter sido criado como animal de estimação, ele nem sequer sabe voar. Para piorar a situação, Jade, a arara fêmea, não está nem um pouco interessada nele e planeja um plano para voltar à floresta.
Agora, oficialmente o dragão guerreiro, Po vive o sonho de proteger o Vale da Paz ao lado dos companheiros. Porém, uma nova ameaça surge: o lorde Chen tenta dominar a China utilizando uma arma secreta e poderosa. Para impedir isso, Po e os cinco furiosos partem em uma missão do outro lado do país.
+++ LEIA MAIS: 10 animações incríveis para assistir no Amazon Prime Video
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Apesar de ter vivido apenas 28 anos, Heathcliff Ledger (mais conhecido por Heath) marcou o cinema com papéis como Patrick Verona em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008).
Heath nasceu em Perth, Austrália, em 4 de abril de 1979. Neste domingo, completaria 42 anos. Confira sete curiosidades sobre o ator: da origem de nome a quem era o melhor amigo.
+++LEIA MAIS: Além de Coringa: 4 papéis icônicos de Heath Ledger [LISTA]
Nome
O nome do ator, Heathcliff, foi inspirado em um personagem de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë, livro preferido da mãe dele, Sally Ledger. Do mesmo romance, Sally tirou o nome de outra filha, Katherine.
Primeiras experiências
Heath estudou na Guildford Grammar School, escola só para meninos, onde teve a primeira experiência como ator. Aos 10 anos, participou de uma montagem da peça Peter Pan.
Como ator profissional, um dos primeiros papéis da carreira foi em Home And Away (1988), espécie de novela teen a qual lançou várias estrelas australianas. Interpretou Scott por apenas 10 episódios e, apesar de ter feito muito sucesso, recusou propostas dos produtores para continuar.
Inspiração
Durante os anos de escola militar, Heath coreografou e dirigiu um grupo de 60 colegas para uma competição. Foi a primeira equipe masculina a disputar, e saíram vitoriosos. O ator comparou a apresentação ao estilo de Gene Kelly, de Cantando na Chuva (1952) e revelou como o dançarino era seu maior ídolo no cinema.
Xadrez
Heath era um adorador de xadrez e jogava desde pequeno. Aos 10 anos, ganhou o campeonato júnior da Austrália Ocidental. Quando adulto, continuou o hábito e jogava frequentemente no Washington Square Park em Nova York (EUA).
Gambito da Rainha
A partir do amor pelo xadrez, em 2008, anunciou planos de iniciar filmagens da adaptação do livro O Gambito da Rainha (1983). Teria sido a estreia de Heath como diretor de cinema. 12 anos depois, o romance foi adaptado para uma produção da Netflix e foi a série mais assistida de 2020, segundo JustWatch.
Jake Gyllenhaal
Colegas de elenco em O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Heath e Jake Gyllenhaal se tornaram grandes amigos. O ator é, inclusive, padrinho da única filha de Ledger, Matilda.
Coringa
O vilão de O Cavaleiro das Trevas (2008) foi o papel de maior reconhecimento de Heath. Com ele, ganhou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante em 2009. Nas filmagens, projetou sozinho a composição do personagem. Segundo Heath, se Coringa fosse real, faria a própria caracterização.
Foi à farmácia, comprou maquiagem e aplicou-a sozinho. Depois, a equipe de maquiagem apenas replicava o visual criado por ele.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições