Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida foi lançado em 12 de junho de 1981 e se tornou um dos filmes mais importantes de ação
Itaici Brunetti Publicado em 12/06/2021, às 12h00
Em 12 de junho de 1981, há exatos 40 anos, Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida estreava nos cinemas e o diretor Steven Spielberg apresentava ao mundo um dos personagens mais cativantes da sétima arte: o arqueólogo aventureiro Indiana Jones, interpretado magistralmente por Harrison Ford.
Misturando aventura, história, humor e personagens coadjuvantes acertados [como Marion Ravenwood, interesse romântico de Indiana vivido por Karen Allen], Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida se firmou como o lançamento de maior bilheteria do ano e, de acordo com o jornal britânico The Telegraph, é considerado até hoje um dos maiores filmes de ação de todos os tempos.
Além disso, a produção recebeu nove indicações ao Oscar de 1982 e ganhou cinco prêmios: de Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Montagem de Efeitos Sonoros.
Devido ao enorme sucesso deIndiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, Harrison Ford vestiu o chapéu e o chicote do arqueólogo em mais três produções da franquia: Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e A Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal (2008). Um quinto filme está em produção com estreia prevista para julho de 2022.
Para relembrar o quadragésimo aniversário de Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, confira algumas curiosidades desse grande clássico do cinema:
+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Indiana Jones 5: elenco, lançamento e mais
Quando lançado, o título original era somente Os Caçadores da Arca Perdida. O nome de Indiana Jones só foi incluído a partir do segundo filme, e só depois é que o primeiro também ganhou o nome do protagonista.
Curiosamente, o personagem de Indiana Jones foi criado porque Steven Spielberg sempre quis fazer um filme de James Bond e encontrou no arqueólogo a opção mais próxima de poder dirigir o seu próprio agente 007, porém, um tanto diferente do espião inglês.
A princípio, o protagonista se chamaria Indiana Smith, mas Steven Spielberg e o produtor do filme, George Lucas, resolveram alterar para Indiana Jones. No making-of do Blu-Ray do filme, George contou que seu cachorro Malamute do Alaska se chamava Indiana e inspirou o nome do personagem de Harrison Ford.
O ator Tom Selleck era a primeira opção de Steven Spielberg para viver Indiana Jones, no entanto, a CBS proibiu legalmente o ator de participar do filme por ele estar na série Magnum. Então, Spielberg sugeriu o nome de Harrison Ford para o papel. George Lucas ficou relutante, pois ele já era Han Solo em Star Wars, mas foi convencido pelo companheiro de trabalho.
+++LEIA MAIS: Indiana Jones sem Harrison Ford? Harry Hamlin conta que quase estrelou o filme
Uma das cenas mais marcantes dos filmes de ação é quando Indiana Jones é intimado a duelar inesperadamente com um espadachim no meio da Tunísia. Por causa do calor infernal que fazia nas gravações, a cena original que incluía uma perseguição elaborada acabou sendo encurtada, fazendo com que o arqueólogo eliminasse o inimigo com um simples tiro de revólver.
Os filmes de Indiana Jones se tornaram tão populares que o personagem possui nada menos do que 25 jogos diferentes para, praticamente, todos os consoles de video-games. O primeiro game foi Os Caçadores da Arca Perdida, lançado em 1982 para o Atari 2600, e o último foi Indiana Jones Adventure World, em 2011, para a rede social Facebook.
As informações são dos sites Mental Floss, Smith Sonian Magazine e Observatório de Games.
+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez