Longa dirigido por Wes Anderson sobre uma família extravagante completou 20 anos em 2021
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis)
Publicado em 10/05/2021, às 20h37Um dos grandes sucessos de Wes Anderson, Os Excêntricos Tenenbaums (2001) fez sucesso ao contar a história de uma família extravagante. Na produção, Royal (Gene Hackman) luta pelo amor da ex-esposa Etheline (Anjelica Huston) reunindo todos os três filhos do casal.
Além de contar com um elenco de peso, a produção concorreu em muitas premiações. Foi indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Original e rendeu a Gene Hackman o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical em 2002.
Confira cinco curiosidades sobre Os Excêntricos Tenenbaums - de falcão sequestrado a inspiração do roteiro:
Wes Anderson usou um amigo de longa data como inspiração para o nome do filme: Brian Tenenbaum. Além da homenagem, o colega participou da produção ao interpretar um paramédico nas cenas finais.
+++ LEIA MAIS: 5 motivos que tornam os filmes de Wes Anderson únicos [LISTA]
O falcão chamado Mordecai foi sequestrado no meio das filmagens, e precisou ser trocado. Foi exigido dinheiro para devolver a ave, e, para não correr o risco das negociações atrasarem o processo de gravação, a equipe optou por substituir o falcão. É possível notar como, da metade para o final do filme, a ave possui mais penas brancas do que visto anteriormente, isso aconteceu pois são falcões diferentes.
O roteiro de Os Excêntricos Tenenbaums (2001) começou a ser escrito inspirado no divórcio dos pais do cineasta Wes Anderson: Melver e Texas Anderson. Contudo, conforme o processo de escrita foi fluindo, muitas características foram alteradas e o filme acabou não sendo tão fiel à realidade, apenas se assemelhou na profissão da mãe do cineasta e da personagem Etheline: arqueóloga.
+++ LEIA MAIS: Vídeo evidencia a simetria milimétrica nos filmes de Wes Anderson; assista
Wes Anderson comentou em entrevistas sobre ter escrito o papel de Royal Tenenbaum pensando especificamente em Gene Hackman, porém, o ator quase recusou o convite. Segundo Hackman, ao ler o roteiro, se sentiu mal, pois enxergou muito do jeito frio e insensível do personagem nele mesmo, e achou que poderia desagradar a família ao interpretá-lo. No entanto, os familiares apoiaram Hackman a aceitar a oferta.
Segundo o Mentalfloss, a relação semi-incestuosa entre os irmãos Richie (Luke Wilson) e Margot (Gwyneth Paltrow) foi uma referência a um filme francês de 1950, Les Enfants Terribles. Na produção de Jean-Pierre Melville, Elizabeth e Paul são irmãos biológicos, já na de Wes Anderson, Margot é adotada.
+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL