Há 20 anos, o primeiro filme da franquia Pequenos Espiões estreou no Brasil; confira algumas curiosidades sobre a produção de Robert Rodriguez
Redação Publicado em 07/07/2021, às 16h23
O filme Pequenos Espiões estreou nas telonas brasileiras em julho de 2001 para contar a história de uma família de espiões. Quando a mãe Ingrid (Carla Gugino) e o pai Gregório (Antonio Banderas) são capturados, resta aos filhos Juni (Daryl Sabara) e Carmen (Alexa Vega) usarem as habilidades para salvarem os pais.
Robert Rodriguez, conhecido por Sin City - A Cidade do Pecado e As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl, é o responsável pela direção de Pequenos Espiões. O cineasta se inspirou na própria família - e no tio espião - para narrar a história.
Mistura de comédia e aventura, o filme recebeu boas críticas. No Rotten Tomatoes, 93% avaliam a produção positivamente - e o consenso é que Pequenos Espiões é um filme "divertido capaz de emocionar crianças de diversas idades".
Para marcar os 20 anos do longa de Robert Rodriguez, a Rolling Stone Brasil separou quatro curiosidades sobre a franquia Pequenos Espiões, que ao todo engloba quatro filmes e uma série de TV:
+++LEIA MAIS: Sin City vai virar série, possivelmente com Robert Rodriguez no comando
Segundo o diretor Robert Rodriguez, o estúdio Miramax, responsável pela distribuição de Pequenos Espiões, não quis que os protagonistas fossem de outros países, e pressionou para atores americanos serem contratados. Durante painel da Comic-Con, o cineasta revelou:
“Eu tive que dizer: 'Mas eles são americanos. Isso é baseado na minha família'. O meu tio, que se chama Gregorio [assim como o personagem de Antonio Banderas no filme], é um agente do FBI, e ajudou a capturar dois criminosos da lista de mais procurados do mundo. Queria fazer um filme sobre a minha família, porque cresci em uma casa com 10 outras crianças, uma grande família latina. Mas pensei: 'Eu deveria transformá-los em espiões, para não ser só um filme sobre a minha família.”
+++LEIA MAIS: Netflix anuncia Pequenos Grandes Heróis 2, sequência do sucesso de Robert Rodriguez
Apesar de ser considerado o diretor do filme, Robert Rodriguez atuou em outros setores do longa. O cineasta escreveu o roteiro, foi o editor e também ajudou na composição da trilha sonora.
Em Pequenos Espiões 3, George Clooney interpreta Diego Devlin, chefe da OSS (Organização de super-espiões) e posteriormente presidente dos Estados Unidos. O filme mostra o ator em uma tela, da cintura para cima.
+++LEIA MAIS: Como começou a briga entre George Clooney e Russell Crowe?
Um interessante fato das gravações é que Clooney gravou as cenas com calças de pijama, enquanto vestia terno na parte superior.
Quando ofereceram o papel de Ingrid a Carla Gucino, ela quase não aceitou - e o motivo foi a idade. Na época, a atriz era apenas 17 anos mais velha que Alexa PenaVega, estrela que interpretava a filha da personagem.
+++LEIA MAIS: Quem deveria ser o próximo James Bond? Pierce Brosnan responde
Por isso, Gucino pensou que fosse muito nova para interpretar uma mulher com filhos de 12 e 10 anos. Rodriguez, contudo, convenceu a atriz ao falar sobre a própria família.
A produção foi um sucesso. Pequenos Espiões ficou no primeiro lugar de bilheteria durante três semanas seguidas nos Estados Unidos - e a arrecadação apenas na América do Norte foi de US$ 112,7 milhões.
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL
Colleen Hoover expressa apoio a Blake Lively em meio a processo contra Justin Baldoni
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções