Lançada há 43 anos, a música se mantém como uma das faixas mais famosas do grupo
Redação Publicado em 07/04/2021, às 14h25
Em abril de 1978, o The Police lançou o single "Roxanne", que ganhou destaque na Billboard Hot 100 em 1979, foi introduzido ao Hall da Fama do Grammy Awards em 2008 e se mantém como um dos maiores sucessos da banda.
A canção faz parte do disco de estreia do grupo britânico, Outlandos d'Amour, o qual foi lançado no mesmo ano e contou com outros hits da banda, como "Can't Stand Losing You" e "So Lonely".
Em homenagem a uma das canções mais icônicas do The Police, separamos 5 curiosidades sobre "Roxanne", da história por trás da composição até o banimento da música da BBC. Confira:
Em seu site oficial, o vocalista Sting contou que música surgiu durante uma viagem para Paris, quando viu mulheres em uma rua de prostituição e o cartaz da peça Cyrano de Bergerac, que conta com uma personagem chamada Roxanne.
“Era a primeira vez que eu via prostituição nas ruas e ela eram realmente bonitas. Eu tinha uma melodia na cabeça e imaginei estar apaixonado por uma daquelas garotas,” escreveu o músico, segundo o El País. “Roxanne foi a mulher de Alexandre Magno e a namorada de Cyrano, o nome tem uma qualidade emotiva.”
De acordo com o Lourder Sound, a ideia inicial de Sting era criar uma espécie de bossa nova, mas o baterista Stewart Copeland sugeriu um tango com um toque de reggae, que também ganhou uma nova linha de baixo.
Outro detalhe curioso é o acorde de piano do começo da faixa. O som é o resultado de um acidente, no qual Sting caiu em cima do instrumento e começou a rir.
Segundo o Ultimate Classic Rock, "Roxanne" ajudou o The Police a conseguir um contrato com a gravadora A&M Records. Após ouvir a canção, Mike Copeland mostrou para a gravadora, que decidiu lançar a música como um single - e, como dizem, o resto é história.
O site Louder Sound aponta que "Roxanne" inicialmente não fez sucesso e um dos fatores que pode ter contribuído para a falta de destaque da música foi o banimento da BBC, que se recusou a colocar a música nas playlists deles por causa da temática da letra.
Em 1997, Sting gravou uma nova versão da música ao lado do rapper Puff Daddy, a qual entrou para a Billboard Hot 100. A canção ganhou covers de George Michael e Fall Out Boy, além de ter sido reformulada para o filme musical Moulin Rouge, estrelado por Nicole Kidman e Ewan McGregor.
+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA
Há 27 anos, no dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.
Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana.
+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]
As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.
Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:
+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda
Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged.
O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.
Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.
"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.
Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.
Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind (1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.
Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone, Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."
Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero (1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa.
"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvana e deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.
"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.
+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?
Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind (1991) merece a colocação.
"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana.
+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'
Megan Fox anuncia que está grávida de Machine Gun Kelly
Julianna Margulies conta como quase 'foi reprovada' na 1ª audição de ER
Sarah Paulson elogia atuação de Kim Kardashian: 'Ela é divertida, corajosa, está viva no momento'
Wicked: site pornô tem pico de acessos após Mattel incluir endereço em caixas de bonecas
Atriz alega que Rebel Wilson fez uma falsa acusação de agressão sexual sobre ela
Alec Baldwin reflete sobre ter perdido papel para Ray Liotta em Os Bons Companheiros