De Taylor Swift a Emicida, acompanhe o processo de criação de grandes artistas
AMANDA MARQUES | @TROPICANASOUNDS Publicado em 15/12/2020, às 17h12
Como artistas trabalham para criar um disco do zero? O que faz um álbum de sucesso? Como funciona o dia a dia por trás da fama? Essas e outras perguntas podem ser respondidas através de documentários que ilustram grandes produções musicais.
Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil separou cinco documentários fundamentais para quem gosta de saber mais sobre os bastidores do mundo da música. Confira:
folklore: Sessões no Long Pond Studio
Neste documentário, dirigido e produzido pela própria Taylor Swift, a artista celebra o aclamado disco folklore. Conversas intimistas sobre processos de criação e curiosidades intercalam a performance das 17 faixas do álbum.
Disponível no Disney+.
+++LEIA MAIS: As 4 maiores conquistas de Taylor Swift em 2020: de melhor álbum a indicação ao Grammy
Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem
Em AmarElo - É Tudo Pra Ontem, Emicida destrincha a importância da influência negra na cultura do Brasil, ao mesmo tempo que discorre sobre o álbum AmarElo (2019), e se prepara para uma apresentação no Theatro Municipal de São Paulo.
Disponível na Netflix.
Stones in Exile
Lançado em 2010, o longa documenta o processo de criação do disco Exile on Main St. (1972), considerado por muitos o melhor trabalho dos Rolling Stones. Gravado quando a banda estava em exílio no sul da França, o documentário mostra o dia a dia dos roqueiros na mansão de Keith Richards.
+++LEIA MAIS: Gimme Shelter faz 50 anos: Como os Rolling Stones foram conquistados pela América
Novos Baianos Futebol Clube
Em plena ditadura, os Novos Baianos viviam como uma grande comunidade no icônico sítio Jacarepaguá. Solano Ribeiro visitou a banda quando os integrantes gravaram o disco Novos Baianos Futebol Clube e documentou conversas, partidas de futebol e muita música.
Disponível no Youtube.
+++LEIA MAIS: 6 discos essenciais para entender a genialidade plural de Moraes Moreira
Foo Fighters: Back and Forth
Neste documentário lançado em 2011, o Foo Fighters relembra a história da banda, ao mesmo tempo que trabalha nas gravações do álbum Wasting Light. Indispensável para entusiastas de música e fãs, o longa mostra os bastidores de uma banda que ainda influencia gerações.
+++LEIA MAIS: Foo Fighters celebra 25 anos de carreira com documentário incrível; assista
+++ PÉRICLES: 'QUEREMOS FAZER O NOSSO SOM, MOSTRAR NOSSA VERDADE E LUTAR POR IGUALDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja