- Cisne Negro (Foto: Reprodução)

5 filmes para assistir no Dia Internacional da Dança: Cisne Negro, Clímax e mais

Nesta quarta, 29, celebra-se o dia mundial da dança - por isso separamos algumas produções que retratam o universo dessa arte

Camilla Millan Publicado em 29/04/2020, às 17h49

Nesta quarta, 29, comemora-se o Dia Internacional da Dança. A data foi instituída em 1982 para homenagear uma das únicas artes na qual não há a necessidade de outros objetos - apenas o uso do corpo.

+++LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes a completar 10 anos em 2020: Scott Pilgrim, Cisne Negro e mais [LISTA]

Apesar da principal necessidade do movimento corporal, a dança é considerada uma das artes mais completas devido à possibilidade de envolver diversos elementos artísticos, desde a música até teatro e pintura - e a própria dança é tema de interessantes produções do audiovisual. 

Muitos filmes contemplam o universo da dança, tratando tanto dos corpos dançantes quanto dos grupos, batalhas e coreografias. Um dos mais famosos é Cisne Negro, no qual Natalie Portman protagoniza a dramática história de Nina Sayers, uma bailarina obcecada pela perfeição.

+++ LEIA MAIS: De Cisne Negro a O Irlandês: os 13 melhores atores do cinema na década de 2010 [LISTA]

Para celebrar o Dia Internacional da Dança, separamos 5 produções que abordam o complexo e interessante mundo da dança; confira: 

Cisne Negro (2010)

O filme dirigido por Darren Aronofsky conta a história da bailarina Nina(Natalie Portman), que é obcecada pela dança. Os problemas pessoais unidos à pressão feita pelo diretor artístico da companhia fazem com que a personagem fique presa à ideia de perfeição.

+++LEIA MAIS: Lady Thor: Natalie Portman não sabia que seria escolhida para o papel


Clímax (2018)

O dramático filme de 2018 aborda um transe coletivo de dançarinos que se colocam em isolamento para um importante ensaio. No entanto, eles são drogados e a paranóia e psicose toma conta dos artistas. O longa francês de 2018 foi dirigido por Gaspar Noé e está disponível na Netflix.


No Ritmo da Dança (1998)

O longa conta a história de Rafael Infante (Chayanne), cubano que perde a mãe viaja aos Estados Unidos, para conhecer seu pai, reposável por gerenciar um estúdio de dança. O protagonista demonstra talento para a arte e conhece Ruby Sinclair (Vanessa Williams), a esperança do estúdio para ganhar o Campeonato Mundial de Dança. O filme foi dirigido por Randa Haines e está disponível na Netflix

+++LEIA MAIS: Os 5 melhores filmes da carreira de Ben Affleck, segundo o IMDb: Argo, Gênio Indomável e mais [LISTA]


Ela Dança, Eu Danço 5: Tudo ou Nada (2014)

O filme é o quinto na franquia Ela Dança, Eu Danço e foi lançado em 2015. Dirigido por Trish Sie, o longa reúne atores das produções anteriores para relatar a história de um grupo de dançarinos que participarão de uma icônica competição de dança em Las Vegas.


Gaga: Amor pela Dança (2015)

O documentário Gaga: Amor pela Dança fala sobre a carreira de Ohad Naharin, coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva. Ele é um dos grandes nomes da dança contemporânea e inventou o próprio estilo da arte: o Gaga.

+++LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes de Robin Williams, de acordo com o Rotten Tomatoes (Sociedade dos Poetas Mortos não aparece na lista)


+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

filme notícia cinema LISTA cisne negro DIA internacional DANÇA

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer