Termo "antifascismo" se popularizou nas redes sociais nesta semana
Redação
Publicado em 02/06/2020, às 13h29Apesar da pandemia de coronavírus, protestos contra brutalidade policial e racismo tomaram as ruas dos Estados Unidos após a morte de George Floyd, asfixiado por um oficial. No Brasil, protestos em reação à morte de João Pedro, de 14 anos, também acontecem.
O termo “antifascista” inundou as redes sociais nesta segunda, 14, com logos personalizados para diferentes causas e profissões. Para aprender mais sobre fascismo e nazismo, ideologias combatidas pelo antifascismo, assim como o racismo e outras formas de opressão, existem filmes importantes para entender o funcionamento dessas políticas no cenário de regimes totalitários.
O alemão Oskar Schindler, membro do partido nazista, começou a usar mão de obra judia para lucrar com os negócios durante a Segunda Guerra. Após conseguir autorizações, porém, o industrialista salva a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto, e abre mão de toda fortuna no processo.
O professor alemão Rainer Jürgen estimula os alunos do Ensino Médio a construir a própria autocracia como um exercício de aprendizado sobre Estado Autocrático, mas a situação foge do controle quando crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista.
O neonazista Derek Vinyard é preso após matar dois jovens negros em uma tentativa de assalto. Depois de cumprir pena, promete mudar de vida e tenta evitar o irmão mais novo, Danny, para não ser um exemplo ruim, enquanto luta contra o próprio preconceito.
Após uma guerra mundial, a Inglaterra é tomada por um governo fascista e totalitário. Na luta pela liberdade, um vigilante conhecido como V recorre a táticas terroristas contra opressores, e salva a jovem Evey da polícia secret. Ambos se tornam aliados na luta por justiça no país.
+++ LEIA MAIS: Wagner Moura sobre Regina Duarte: ‘Também é nazista’
Danny Balint, aluno de uma escola judaica de Nova York, começa a desenvolver uma personalidade neofascista e se torna em um violento skinhead que persegue estudantes judeus. Ao mesmo tempo, tenta entender o papel do judaísmo na vida pessoal.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE