Os filmes causaram polêmica debate por abordar temas violentos de maneira explícita
Redação Publicado em 12/07/2020, às 15h00
Nem todos os filmes têm de uma jornada tranquila desde a pré-produção até a distribuição. Pelo contrário, existem certos longas que chegam perto de não serem lançados devido a controvérsias provocadas pelos temos da história.
Desde violência em excesso, temas sexuais demais ou contêm conteúdo que é universalmente considerado tabu. Cada um dos filmes mencionados pelo site CBR.com teve lançamento remarcado, foi banido em alguns países ou chegou perto de nunca ir para o telão.
O diretor Stanley Kubrick não é estranho à controvérsia, e sua adaptação cinematográfica do romance Laranja Mecânica não é diferente. O personagem principal Alex DeLarge é um homem extremamente violento e perigoso, que comete estupros e assassinatos com seus amigos por diversão.
+++LEIA MAIS: Por que os filmes da Pixar tem tantos easter eggs de O Iluminado?
O filme é um comentário sombrio sobre a natureza da sociedade e da moralidade, num cenário futurista distópico. Laranja Mecânica foi banida em vários países, incluindo a Irlanda, tendo recebido uma classificação X. O filme foi aclamado pela crítica apesar da controvérsia e foi até indicado ao Oscar de Melhor Filme.
O grupo de comédia britânico Monty Python escreveu e estrelou A Vida de Bryan uma sátira religiosa. O filme segue Brian, que nasceu ao lado de Jesus e é posteriormente confundido com ele. Antes do início da produção do filme, o financiamento foi removido pela emissora EMI. Isso levou o ex-Beatles e fã de Monty Python, George Harrison, a financiar o filme.
Novamente Stanley Kubrick nesta lista, a adaptação do romance Lolita causou sérias ondas quando foi lançada. Lolita é a história de uma jovem garota que é abusada sexualmente por um homem de meia-idade; embora, a história enquadre isso como um caso de amor.
+++ LEIA MAIS: 6 easter eggs geniais nos filmes da Pixar que anunciaram produções futuras [LISTA]
O longa de terror foi quase completamente arquivado devido a premissa da história. O filme gira em torno de um grupo de cativos que estão sendo caçados por um grupo de liberalistas ricos. O filme é uma sátira sobre a enorme divisão política entre democratas e republicanos nos Estados Unidos, e chamou muita atenção quando os trailers iniciais foram lançados.
+++ LEIA MAIS: Stephen King lista 5 filmes de terror essenciais; confira
Originalmente intitulado Day of the Woman, esse filme é considerado um dos mais perturbadores e violentos realizados. A personagem principal, Jennifer, se retira para uma cabana isolada para trabalhar em um livro. Quatro homens locais decidem atacá-la e a estupram em uma cena brutalmente gráfica e extensa.
Jennifer se vinga de cada um dos homens de maneiras extremamente horríveis, tornando todo o filme um banho de sangue violento e perturbador que foi proibido em vários países.
+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja