- Laranja Mecânica (foto: reprodução / Warner)

5 filmes tão controversos que quase não foram lançados, segundo site: de Laranja Mecânica a Lolita

Os filmes causaram polêmica debate por abordar temas violentos de maneira explícita

Redação Publicado em 12/07/2020, às 15h00

Nem todos os filmes têm de uma jornada tranquila desde a pré-produção até a distribuição. Pelo contrário, existem certos longas que chegam perto de não serem lançados devido a controvérsias provocadas pelos temos da história.

Desde violência em excesso, temas sexuais demais ou contêm conteúdo que é universalmente considerado tabu. Cada um dos filmes mencionados pelo site CBR.com teve lançamento remarcado, foi banido em alguns países ou chegou perto de nunca ir para o telão.


Laranja Mecânica (1971)

O diretor Stanley Kubrick não é estranho à controvérsia, e sua adaptação cinematográfica do romance Laranja Mecânica não é diferente. O personagem principal Alex DeLarge é um homem extremamente violento e perigoso, que comete estupros e assassinatos com seus amigos por diversão.

+++LEIA MAIS: Por que os filmes da Pixar tem tantos easter eggs de O Iluminado?

O filme é um comentário sombrio sobre a natureza da sociedade e da moralidade, num cenário futurista distópico. Laranja Mecânica foi banida em vários países, incluindo a Irlanda, tendo recebido uma classificação X. O filme foi aclamado pela crítica apesar da controvérsia e foi até indicado ao Oscar de Melhor Filme.


A Vida de Brian (1979)

O grupo de comédia britânico Monty Python escreveu e estrelou A Vida de Bryan uma sátira religiosa. O filme segue Brian, que nasceu ao lado de Jesus e é posteriormente confundido com ele. Antes do início da produção do filme, o financiamento foi removido pela emissora EMI. Isso levou o ex-Beatles e fã de Monty Python, George Harrison, a financiar o filme.

+++ LEIA MAIS:  Novo filme da Pixar explora a vida após a morte - ou seria a vida antes da vida? Assista ao trailer de Soul


Lolita (1962)

Novamente Stanley Kubrick nesta lista, a adaptação do romance Lolita causou sérias ondas quando foi lançada. Lolita é a história de uma jovem garota que é abusada sexualmente por um homem de meia-idade; embora, a história enquadre isso como um caso de amor.

+++ LEIA MAIS: 6 easter eggs geniais nos filmes da Pixar que anunciaram produções futuras [LISTA]


A Caçada (2020)

O longa de terror foi quase completamente arquivado devido a premissa da história. O filme gira em torno de um grupo de cativos que estão sendo caçados por um grupo de liberalistas ricos. O filme é uma sátira sobre a enorme divisão política entre democratas e republicanos nos Estados Unidos, e chamou muita atenção quando os trailers iniciais foram lançados.

+++ LEIA MAIS: Stephen King lista 5 filmes de terror essenciais; confira


A Vingança de Jennifer (1978)

Originalmente intitulado Day of the Woman, esse filme é considerado um dos mais perturbadores e violentos realizados. A personagem principal, Jennifer, se retira para uma cabana isolada para trabalhar em um livro. Quatro homens locais decidem atacá-la e a estupram em uma cena brutalmente gráfica e extensa.

+++LEIA MAIS: Sequência de O Iluminado, Doutor Sono tenta agradar Stephen King e Kubrick ao mesmo tempo - e é seu maior erro [ANÁLISE]

Jennifer se vinga de cada um dos homens de maneiras extremamente horríveis, tornando todo o filme um banho de sangue violento e perturbador que foi proibido em vários países.


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

filmes cinema notícias LISTA violência proibidos laranja mecânica Kubrick controversos

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja