Franquia criada por George Lucas foi um marco na vida de diversos cineastas, como Spike Jonze e Christopher Nolan
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 05/05/2021, às 10h00
Com revoluções tecnológicas e uma nova maneira de contar histórias, Star Wars representou um marco no cinema e passou a ter grande influência na cultura pop. Cineastas de sucesso, como Spike Jonze e Christopher Nolan, revelaram como a franquia foi importante para iniciarem uma carreira em Hollywood.
O Screen Rant fez uma lista para celebrar a importância da saga criada por George Lucas. Segundo o site, os filmes foram selecionados porque o diretor ou outra pessoa envolvida na produção deu crédito direto a Star Wars. Além disso, a influência da franquia tem em cada longa pode ser percebida no produto final, seja na fotografia, personagens, história, etc.
+++LEIA MAIS: Ator de That '70s Show edita 10 filmes de Star Wars em vídeo de 5 minutos [FLASHBACK]
Veja, abaixo, cinco grandes filmes inspirados por Star Wars:
Buzz Lightyear vem de uma galáxia muito, muito distante, e o enredo do brinquedo imita o universo de Star Wars. Além de lutar contra o Imperador Zurg, contraparte de Darth Vader, quem construiu uma arma capaz de destruir um planeta inteiro.
+++LEIA MAIS: Os 5 melhores vilões de Star Wars: Rebels e A Guerra dos Clones, segundo site [LISTA]
Os sons de Buzz Lightyear vêm diretamente de Star Wars, desde a respiração ouvida no capacete ao laser do braço. Porém, Buzz não foi o único usado como referência. Sid, vizinho malvado de Andy, interroga Woody perguntando onde fica a "base rebelde" e onde estão os "amigos rebeldes" dele - tática usada por Darth Vader contra a Princesa Leia.
Christopher Nolan, diretor de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, confessou em uma entrevista como Bane, principal vilão da produção, tinha "um pouco de Darth Vader." Ambos personagens são fisicamente imponentes, usam uma máscara, têm uma respiração áspera e pouca paciência para o fracasso dos capangas.
+++LEIA MAIS: 9 pensamentos que tive ao assistir Star Wars pela primeira vez [ANÁLISE]
A história pós-apocalíptica de Katsuhiro Otomo, ambientada em uma Tóquio cyberpunk, é considerada uma das maiores animações de todos os tempos. Otomo disse em diversas ocasiões como Star Wars foi uma influência importante para o desenvolvimento de Akira.
Uma curiosidade interessantes: Akira não foi apenas influenciado por Star Wars. A animação passou a influenciar futuros projetos da franquia, como a série A Guerra dos Clones e a trilogia prequela estrelada por Hayden Christensen.
Guardiões da Galáxia foi visto por fãs e críticos como a tentativa da Marvel em uma ópera espacial. O diretor James Gunn comentou como Star Wars mudou a vida dele e foi uma grande influência para o filme.
Dean Devlin, produtor e co-escritor de Independence Day, afirmou como Star Wars o inspirou a fazer filmes. O diretor Roland Emmerich também se matriculou na escola de cinema após conhecer a saga.
+++LEIA MAIS: Star Wars: Tudo que sabemos sobre a sequência originalmente pensada por George Lucas
Como o Screen Rant apontou, Star Wars não apenas os motivou a criar filmes; também afetou os tipos de filmes que iriam fazer, como Independence Day, blockbuster cheio de efeitos especiais.
+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições