Conheça as grandes obras literárias adaptadas para longas queridos pela crítica
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 02/05/2021, às 12h00
Já pensou em ler o livro inspirador do seu filme preferido? Muitas das histórias mais premiadas dos cinemas foram inspiradas em textos tão bons quanto. As páginas de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) e a saga Harry Potter (2001), por exemplo, ganharam vida nas telas e alcançaram novas gerações.
Separamos uma lista de cinco livros incríveis adaptados para filmes mega premiados, uma ótima escolha até mesmo para quem já assistiu aos longas:
+++LEIA MAIS: 6 livros incríveis para ler em um dia: de Elena Ferrante a Tolstói [LISTA]
O longa de Chloé Zhao, grande premiado do Oscar e Globo de Ouro em 2021 é uma adaptação do livro de 2017 da jornalista Jessica Bruder, Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century (Nomadland: Sobrevivendo a América do Século XXI, em tradução livre).
O texto é de não-ficção, focado em um fenômeno dos Estados Unidos, no qual pessoas de meia-idade deixam suas casas e posses e passam a viver como nômades. O movimento foi reforçado depois da Grande Recessão de 2008 no país, quando cidades inteiras desapareceram e forçaram cidadãos a mudar de estilo de vida.
Zhao conseguiu manter a essência do livro. Trabalhou com Frances McDormand, quem interpretou Fern — e ganhou o prêmio de Melhor Atriz pelo papel —, e diversos outros não-atores, nômades de verdade, que deram autenticidade ao filme.
O Silêncio dos Inocentes foi adaptado do livro homônimo de Thomas Harris, publicado em 1988. Acompanha o psiquiatra e assassino em série Hannibal Lecter e Clarice Starling, jovem agente do FBI. Ela pede ajuda ao doutor para tentar capturar outro serial killer, conhecido como “Buffalo Bill.”
O filme é um dos mais reconhecidos do gênero de suspense e terror. Dirigido por Jonathan Demme, foi estrelado por Jodie Foster (Starling), Anthony Hopkins (Lecter), Ted Levine (“Buffalo Bill”) e Scott Glenn (Jack Crawford).
É uma das únicas produções, e a terceira na história, a ganhar o Big Five Academy Awards, ou os cinco principais prêmios do Oscar. São eles: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado.
+++LEIA MAIS: De Florence Welch a Letrux: 6 cantoras que possuem livros de poesia [LISTA]
Uma das trilogias mais conhecidas do cinema, O Poderoso Chefão foi inspirado no romance homônimo de Mario Puzo. O enredo acompanha a família mafiosa Corleone ao longo de décadas.
Don Vito Corleone, chefe da família e grande nome da máfia italiana nos EUA, foi eternizado por Marlon Brando no primeiro filme. Nos dois seguintes, Al Pacino (Michael Corleone) assumiu o papel de líder depois da morte do pai.
A trilogia foi indicada a 27 Oscars no total e venceu nove. O filme original ganhou em três das categorias principais: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (Brando).
O livro Me Chame Pelo Seu Nome (2007), de André Aciman, é um retrato da Itália dos anos 1980 e se concentra no romance entre Elio Perlman, adolescente de 17 anos, e Oliver, estudante norte-americano de 24 anos.
Elio é Timothée Chalamet e Oliver, Armie Hammer, no drama de Luca Guadagnino. Os dois dividem um verão italiano com caminhadas, música e expedições arqueológicas. O filme se tornou um favorito do público, especialmente dos jovens.
Foi indicado ao Oscar em quatro categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (Chalamet), Melhor Canção Original e, a única na qual venceu, Melhor Roteiro Adaptado, comprovando a capacidade de Guadagnino e de James Ivory, roteirista, de trazer as palavras de Aciman para a tela.
Uma das trilogias mais famosas do cinema, O Senhor dos Anéis se passa na Terra-Média, onde o hobbit Frodo (Elijah Wood) recebe um anel maligno o qual deve ser destruído. Para isso, o personagem percorre caminhos, encontra amigos e inimigos, até chegar ao destino. O mundo fictício foi criado por J. R. R. Tolkien em sua obra homônima.
Os três filmes em conjunto foram indicados a 30 Oscars e venceram 17 deles; é a franquia cinematográfica mais premiada da história. Além da Academia, A Sociedade do Anel (2001) e O Retorno do Rei (2003) receberam o BAFTA de Melhor Filme.
+++LEIA MAIS: 4 motivos para assistir ao It original [LISTA]
+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições