Neste sábado, 20, o diretor completa 63 anos de idade
Mariana Pastorello | @mari.pastorello (sob supervisão de Itaici Brunetti) Publicado em 20/03/2021, às 16h00
Spike Lee é de longe um dos cineastas mais admirados e talentosos dos últimos tempos. Criador de filmes complexos, artísticos e com fortes críticas sociais, o diretor se destaca desde as suas primeiras produções, como Ela Quer Tudo (1986) e Faça A Coisa Certa (1989), e recebeu diversas indicações e prêmios durante a carreira.
Além de grandes trabalhos cinematográficos, Lee tem um repertório extenso e consegue brilhar em diversas áreas, como em comerciais de televisão e videoclipes. Para celebrar o aniversário de 63 anos do diretor, comemorado neste sábado, 20, separamos alguns momentos marcantes de sua jornada profissional. Confira:
Em 1990, Spike Lee foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro Original com o filme Faça A Coisa Certa (1989). A produção não levou a estatueta, mas a indicação foi muito importante para a carreira em construção do diretor, se consolidando como referência no cinema.
Depois de 29 anos, o diretor garantiu o Oscar com Infiltrados no klan (2018), ganhando na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Ele levou o prêmio junto ao cineasta Kevin Willmott e os produtores David Rabinowitz e Charlie Wachtel. No mesmo ano a produção também concorreu em Melhor Diretor e Melhor Filme na premiação.
Veja Spike Lee recebendo o prêmio no oscar 2019:
Produzido por Spike Lee, Malcolm X estreou em 1992 e conta a história do ativista negro que lutou pelos direitos da comunidade afro-americana entre 1940 e 1960 nos Estados Unidos, se tornando um dos principais nomes para o surgimento do movimento Black Power.
A repercussão do longa foi muito positiva. Por retratar temas sociais importantes como igualdade racial e a luta de Malcolm, o filme fez o diretor se destacar. Em 1994, levou o prêmio de Melhor Filme na NAACP Image Award, premiação da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor.
+++LEIA MAIS: Denzel Washington obrigou filho a fazer tarefas de casa na quarentena
Em 1996, Spike Lee uniu-se ao Rei do Pop, Michael Jackson, para gravar o clipe de “They Don´t Care About Us”. A grande questão foi a gravação do vídeo no Brasil. O cantor passou por Pelourinho (Salvador, Bahia) e Favela de Santa Marta no Rio de Janeiro, misturando sua música com ritmos brasileiros junto ao grupo Olodum. Na época, o vídeo foi muito bem recebido pelos fãs e crítica, e mostrou o talento do diretor para além das produções cinematográficas.
Em 2020, Lee fez um remake do vídeo, misturando o clipe original com cenas de protestos antiracistas pelo mundo. O lançamento foi feito no aniversário póstumo de 62 anos do cantor. De acordo com o diretor, "grandes músicas de protesto não podem envelhecer, ficarem soltas ou perderem a relevância porque a luta ainda continua". Ele completou: "Para comemorar o dia do nascimento de Michael Jackson, fizemos o curta-metragem de 2020 para continuar a luta pela igualdade para todos."
Confira o clipe de 2020:
Desde a gravação do clipe de Michael Jackson no Brasil, Spike Lee se apaixonou pelo país. Em 2012, retornou para fazer entrevistas para o documentário “Go, Brazil, Go!”, com objetivo de retratar a ascensão cultural do país no cenário mundial e abordar temas sociais como o racismo. Para isso, realizou diversas entrevistas com celebridades e figuras importantes, como Dilma Rousseff, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Em 2014, voltou ao solo brasileiro para fazer mais entrevistas. Dessa vez, conversou com os Racionais MC’s. Em um post no instagram, revelou: “Racionais MC's são o Public Enemy do Brasil”, referindo-se ao grupo de rap e hip-hop norte-americano dos anos 1980.
+++ LEIA MAIS: Os 50 melhores discos nacionais de 2018 - OK OK OK, de Gilberto Gil, está entre eles
Spike Lee já havia provado seu talento fora das telas de cinema com a direção de videoclipes, mas um novo desafio chegou a ele quando teve a oportunidade de dirigir um comercial da Coach, luxuosa marca de acessórios, em 2019.
Com participação do ator e ícone fashion Michael B. Jordan, o filme se passa no deserto de Los Angeles, EUA e divulga a campanha “Words Matter”, com objetivo de instigar o público a pensar quais valores e palavras importam para cada um. Spike Lee dirigiu e escreveu o comercial ao lado dos filhos Satchel e Jackson Lee.
Veja o comercial:
+++ HUNGRIA HIP HOP | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral