- Chris Rock no Oscar 2016 (Foto: Reprodução) e Selfie das celebridades no Oscar 2014 (Foto: Reprodução)

5 momentos marcantes na história do Oscar - de discurso de Chris Rock a selfie das celebridades [LISTA]

Caminhando para a 93ª edição, a premiação coleciona ocasiões emocionantes, significativas e polêmicas

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 15/04/2021, às 18h05

Conhecido como o maior evento do cinema, o Oscar, ou Prêmio da Academia, foi fundado em 1927. Os primeiros prêmios foram entregues em um jantar privado em Hollywood, EUA, em maio de 1929. A cerimônia contou com o ator Douglas Fairbanks e o diretor William C. deMille como apresentadores e, desde então, acontece anualmente. 

Em 2021, o Oscar premia pela 93ª vez os melhores nomes da indústria cinematográfica. Com tantos anos de história, coleciona momentos memoráveis, de ganhadores que mudaram a história a polêmicas e gafes nos bastidores. 

+++ LEIA MAIS: Indicados ao Oscar 2021 podem comparecer à cerimônia como trabalhadores essenciais

Confira cinco momentos marcantes na história do Oscar:


Primeira mulher negra a levar uma estatueta

Hattie McDaniel ganhou o Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por ... E o Vento Levou (1939) na 12ª edição em 1940. A artista foi a primeira mulher negra a levar uma estatueta. Mesmo com a importância histórica da vitória, a entrega do prêmio foi cruel- em meio à Segregação Racial dos EUA, McDaniel foi obrigada a sentar em uma mesa separada do elenco.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça todos os indicados a Melhor Filme


Oscar póstumo de Heath Ledger 

Heath Ledger ganhou um Oscar póstumo como Melhor Ator Coadjuvante pelo papel de Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008). O ator morreu devido a uma overdose de medicamentos em 2008, e não chegou a assistir o filme nos cinemas. O pai, mãe e a irmã mais velha receberam a estatueta no lugar dele, e transformaram o momento em um dos mais emocionantes da história da premiação.


Selfie das celebridades

Esse momento não foi marcado por nenhum prêmio significativo ou polêmico, mas ficou na memória dos espectadores. A selfie tirada em 2014 com Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Bradley Cooper, Julia Roberts, Jared Leto, Brad Pitt, e outros, foi publicada por Ellen DeGeneres e se tornou, na época, o tweet mais compartilhado da história em menos de 50 minutos. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021 terá Brad Pitt, Laura Dern, Renée Zellweger, Joaquin Phoenix e mais como apresentadores; veja lista


Oscar So White

Na edição de 2016, a premiação não indicou negro algum nas categorias de atuação e causou polêmica. A hashtag #OscarsSoWhite cresceu muito nas redes sociais como protesto, exigindo mais diversidade entre os membros. Chris Rock foi o anfitrião e abriu a 88ª premiação com um discurso emocionante sobre racismo e falta de inclusão.


E o Oscar vai para… 

Provavelmente, a maior gafe da premiação: La La Land (2016) venceu o Oscar de Melhor Filme por alguns minutos. Warren Beatty e Faye Dunaway revelariam o vencedor, contudo, receberam outro envelope e acabaram anunciando o filme errado. Com muita comemoração, o elenco e os produtores subiram ao palco e, com a estatueta já em mãos, perceberam que o verdadeiro vencedor era Moonlight (2016) de Barry Jenkins

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Na fronteira com documentário, Nomadland faz um retrato multifacetado da vida na estrada [REVIEW]


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

oscar notícias chris rock ellen degeneres heath ledger momentos marcantes Jennifer Lawrence moonlight LaLaLand Hattie McDaniel selfie oscar so white

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer