- Stevie Nicks (Foto: Gaye Gerard / Getty Images)

5 músicas icônicas de Stevie Nicks: 'Dreams,' 'Landslide' e mais [LISTA]

Stevie Nicks, vocalista do Fleetwood Mac, completou 73 anos nesta quarta, 26 de maio

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 26/05/2021, às 19h03

Stevie Nicks se consagrou como um dos grandes nomes do rock da década de 1970 e 1980 como vocalista do Fleetwood Mac e com a própria carreira solo. Em 2019, foi introduzida no Hall da Fama do Rock pela segunda vez — a primeira foi junto da banda — e nesta quarta, 26 de maio, completou 73 anos. 

No Fleetwood Mac, os integrantes dividiam as responsabilidades de produção, composição e performance. Mas Nicks tinha um jeito muito específico de compor. Para comemorar a data, listamos cinco das músicas mais icônicas assinadas exclusivamente pela cantora:

+++LEIA MAIS: Stevie Nicks lança primeira música em uma década ao lado de Dave Grohl; ouça 'Show Them The Way'


"Rhiannon"

“Essa é uma música sobre uma velha bruxa do País de Gales.” Assim Nicks introduzia “Rhiannon” antes de todo show. Em 1974, a cantora encontrou um livro na casa de um amigo, chamava-se Triad (1973), de Mary Leader, e contava a história de uma menina quem acaba possuída por um espírito chamado Rhiannon.

Nicks leu o livro, apaixonou-se pelo nome e decidiu compor algo. Sentou-se ao piano e 10 minutos depois, a música estava pronta. Fez parte do primeiro disco da formação de maior sucesso do Fleetwood Mac, lançado em 1975. “Rhiannon” foi o segundo single e chegou à 11ª posição nas paradas dos EUA.

+++LEIA MAIS: Briga com Stevie Nicks obrigou a saída de Lindsey Buckingham do Fleetwood Mac

Mick Fleetwood, baterista da banda, descrevia a interpretação de Nicks da música como um "exorcismo."


"Dreams"

Décadas após o lançamento, “Dreams” retornou à lista das mais ouvidas dos EUA depois de um TikTok apresentar a música à nova geração. Apesar da melodia relaxante, a canção faz parte do disco Rumours (1977), do Fleetwood Mac, o qual teve um dos processos de gravação mais conturbados da música.

+++LEIA MAIS: Stevie Nicks divulga a delicada balada “Your Hand I Will Never Let It Go”; ouça 

A maior parte das músicas do disco falam sobre angústias entre os integrantes da banda, já que dois casais — Christine e John McVie, e Stevie Nicks e Lindsey Buckingham — passaram por términos. “Dreams” foi a forma de Nicks retaliar a canção de Buckingham,Go Your Own Way.”

A compositora escreveu a canção durante uma sessão de estúdio na cama de Sly Stone, ícone do funk e do soul. Novamente, criou tudo na companhia de um teclado e um ritmo de bateria, e terminou a composição em cerca de 10 minutos.

+++LEIA MAIS: Harry Styles toca com Stevie Nicks em show íntimo em Los Angeles


"Storms"

Storms” não é um single e não está entre as músicas mais ouvidas do Fleetwood Mac. É uma das faixas “escondidas” de Tusk (1979) e é um dos trabalhos mais impressionantes de Nicks como compositora. 

Completamente melancólica, “Storms” repete alguns temas comuns na letra como sonhos, tempestade, abandono e, claro, amor. A guitarra de Lindsey Buckingham e o órgão de Christine McVie são sutis, mas acompanham a voz de Nicks de maneira muito harmoniosa.

+++LEIA MAIS: Exclusivo: Ouça versão inacabada de “Gypsy”, presente em relançamento do Fleetwood Mac


"Edge of Seventeen"

Bella Donna, primeiro disco solo de Stevie Nicks, chegou ao público em 1981, e "Edge of Seventeen" marcou a nova era. Inspirada pela morte de Johnathan, seu tio, e de John Lennon, ambas na mesma semana, a canção se tornou um hino do rock e uma das músicas mais conhecidas da cantora. 


"Landslide"

Nicks escreveu "Landslide" antes de ingressar no Fleetwood Mac, quando a dupla com Lindsey Buckingham, chamada Buckingham Nicks, perdeu o contrato com a gravadora. Os dois estavam nos alpes de Aspen, Colorado (EUA). A artista precisou avaliar se queria continuar na indústria e se conseguia perseverar apesar da situação. Desse contexto, surgiu a música.

+++LEIA MAIS: Stevie Nicks, do Fleetwood Mac, canta com o Foo Fighters em show

A letra é uma das mais sentimentais de Nicks, fala sobre o tempo e como tudo pode vir a baixo, como as montanhas de Aspen. Menos de um ano mais tarde, Mick Fleetwood contatou a dupla para perguntar se gostariam de entrar na banda.


+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

música notícias rock Stevie Nicks Fleetwood Mac storms dreams edge of seventeen landslide rhiannon

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer