Rankings contam com canções como 'Little wing', 'Bleeding heart', 'Freedom', 'Voodoo chile', entre outras
Redação
Publicado em 18/09/2020, às 11h04Este dia 18 de setembro de 2020 marca 50 anos sem Jimi Hendrix, um dos maiores ícones de toda história do rock e da música. Para celebrar a carreira do guitarrista, cantor e compositor estadunidense, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), fez um levantamento especial sobre a obra musical dele no Brasil com dois rankings: um de músicas mais tocadas e o outro das mais gravadas no país.
Jimmi Hendrix, filho de James Allen Hendrix e Lucille Jeter, nasceu em 27 de novembro de 1942, em Seattle, Estados Unidos e morreu precocemente aos 27 anos, no dia 18 de setembro de 1970, em Londres, capital da Inglaterra.
Os rankings feitos pelo Ecad mostram que o trabalho de Hendrix ainda é bastante relevante e continua viva. O maior sucesso do músico no Brasil é "Little wing", que é a canção mais gravada e mais tocada nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública. Também destacam-se "Red house", "Foxey lady", "Purple haze" e "Voodoo child".
O artista possui, ao todo, 230 obras musicais e 775 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Ao longo dos últimos cinco anos, a maior parte dos ganhos de Jimi Hendrix com direitos autorais pela execução pública das vieram de segmentos de Show, TV, Rádio e Música ao Vivo. Isso corresponde a mais de 80% daquilo destinado aos herdeiros dele, que ainda recebem dos direitos autorais.
+++LEIA MAIS: A Morte de Jimi Hendrix
Veja os rankings abaixo.
Ranking de músicas de autoria de Jimi Hendrix mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública no Brasil (Shows, Música ao vivo, Rádios, Sonorização Ambiental e Casa de festas e diversão)
Ranking de músicas de autoria de Jimi Hendrix mais gravadas no Brasil até hoje
+++ JOÃO GORDO: 'O QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE NO BRASIL É COMPLETAMENTE SURREAL' | ROLLING STONE