Anthony Hopkins levou a estatueta por Meu Pai - mas antes vestiu o manto em Thor, da Marvel
Mariana Pastorello (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 26/04/2021, às 15h11
O sonho de muitos atores é ganhar o Oscar. A premiação mais importante e famosa da indústria cinematográfica é uma grande conquista na carreira. No Oscar 2021, Anthony Hopkins ganhou como Melhor Ator por Meu Pai. Porém, também é muito conhecido como Odin, em Thor (2011).
Assim como Hopkins, diversos vencedores do Oscar têm papéis de super-heróis na carreira. Confira a seleção de seis deles feita pelo Omelete:
Halle Berry ganhou o Oscar 2002 como Melhor Atriz, pelo papel de Leticia Musgrove em A Última Ceia. Na época, Berry fez história; foi a primeira mulher negra a ganhar o prêmio na categoria. Além do marco, a atriz é conhecida por Mulher-Gato (2004) e Tempestade na franquia X-Men (2000).
Swinton é conhecida por ser muito mutável. Fez personagens de todos os tipos, e agrada os diretores com a facilidade de encarnar os papéis. Assim, a famosa Anciã em Doutor Estranho (2016) ganhou o Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por Conduta de Risco (2008).
+++LEIA MAIS: Tilda Swinton é a favorita para protagonizar a cinebiografia de David Bowie
Nicolas Cage também tem grande facilidade em fazer personagens diversos. Em 1996, ganhou o Oscar como Melhor Ator por Despedida em Las Vegas, mas, também participou de produções sobre super-heróis. Em 2007, foi Motoqueiro Fantasma (2007) e interpretou Big Daddy em Kick-Ass (2010).
Heath Ledger teve uma carreira consistente, mas, infelizmente, curta. Assim como Chadwick Boseman (indicado ao Oscar 2021 por A Voz Suprema do Blues), Ledger teve indicação póstuma na premiação.
+++LEIA MAIS: Coringa: Como foi a preparação física de Heath Ledger para o papel do vilão?
Em 2009, um ano após a morte, ganhou como Melhor Ator Coadjuvante pelo icônico papel de Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas. Diferente dos outros nomes desta lista, ganhou o prêmio da Academia com o papel de super-herói (nesse caso, vilão).
Depois de Heath Ledger fazer história com o aclamado Coringa de Cavaleiro das Trevas, Joaquin Phoenix seguiu os passos do ator. No Oscar 2020, Phoenix como Melhor Ator por Coringa (2019), filme solo sobre o vilão da DC.
Hopkins foi o ator mais velho a receber o Oscar. Em 2021, ganhou em Melhor Ator com o longa Meu Pai (2020). Assim como os demais, teve papel relevante como super-herói. Em 2011, interpretou Odin em Thor, famosa HQ da Marvel.
+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Apesar de ter vivido apenas 28 anos, Heathcliff Ledger (mais conhecido por Heath) marcou o cinema com papéis como Patrick Verona em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008).
Heath nasceu em Perth, Austrália, em 4 de abril de 1979. Neste domingo, completaria 42 anos. Confira sete curiosidades sobre o ator: da origem de nome a quem era o melhor amigo.
+++LEIA MAIS: Além de Coringa: 4 papéis icônicos de Heath Ledger [LISTA]
Nome
O nome do ator, Heathcliff, foi inspirado em um personagem de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë, livro preferido da mãe dele, Sally Ledger. Do mesmo romance, Sally tirou o nome de outra filha, Katherine.
Primeiras experiências
Heath estudou na Guildford Grammar School, escola só para meninos, onde teve a primeira experiência como ator. Aos 10 anos, participou de uma montagem da peça Peter Pan.
Como ator profissional, um dos primeiros papéis da carreira foi em Home And Away (1988), espécie de novela teen a qual lançou várias estrelas australianas. Interpretou Scott por apenas 10 episódios e, apesar de ter feito muito sucesso, recusou propostas dos produtores para continuar.
Inspiração
Durante os anos de escola militar, Heath coreografou e dirigiu um grupo de 60 colegas para uma competição. Foi a primeira equipe masculina a disputar, e saíram vitoriosos. O ator comparou a apresentação ao estilo de Gene Kelly, de Cantando na Chuva (1952) e revelou como o dançarino era seu maior ídolo no cinema.
Xadrez
Heath era um adorador de xadrez e jogava desde pequeno. Aos 10 anos, ganhou o campeonato júnior da Austrália Ocidental. Quando adulto, continuou o hábito e jogava frequentemente no Washington Square Park em Nova York (EUA).
Gambito da Rainha
A partir do amor pelo xadrez, em 2008, anunciou planos de iniciar filmagens da adaptação do livro O Gambito da Rainha (1983). Teria sido a estreia de Heath como diretor de cinema. 12 anos depois, o romance foi adaptado para uma produção da Netflix e foi a série mais assistida de 2020, segundo JustWatch.
Jake Gyllenhaal
Colegas de elenco em O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Heath e Jake Gyllenhaal se tornaram grandes amigos. O ator é, inclusive, padrinho da única filha de Ledger, Matilda.
Coringa
O vilão de O Cavaleiro das Trevas (2008) foi o papel de maior reconhecimento de Heath. Com ele, ganhou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante em 2009. Nas filmagens, projetou sozinho a composição do personagem. Segundo Heath, se Coringa fosse real, faria a própria caracterização.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer