- Emma Stone em Adoráveis Mulheres (Foto: Divulgação) e Cynthia Erivo como Harriet Tubman (Foto: Divulgação)

6 diretoras que poderiam ser indicadas ao Oscar 2020 - mas foram ignoradas

Tendo em vista que há mais de 90 anos a premiação só prestigia homens, esta edição não foi diferente

Redação Publicado em 14/01/2020, às 15h35

Na última segunda, 13, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a aguardada lista de indicações da maior premiação de cinema: a do Oscar. Sem surpreender a ninguém, nenhuma diretora mulher foi indicada. A tendência era óbvia, visto que durante os 90 anos de história da cerimônia apenas cinco mulheres foram nominadas

A apresentadora dos indicados na transmissão, Issa Raem, após anunciar os indicados da categoria - Martin Scorsese (O Irlandês), Todd Phillips (Coringa), Sam Mendes (1917), Quentin Tarantino (Era Uma Vez Em... Hollywood) e Bong Joon Ho (Parasita) - disse: "Parabéns a todos esses homens".

Com o sucesso de Greta Gerwig como diretora do aclamado Lady Birdy: A Hora de Voar e agora a adaptação de Adoráveis Mulheres, muita gente esperava que a cineasta fosse indicada ao Oscar na categoria de Melhor Diretora. No entanto, a quinta indicação veio para Todd Phillips com o Coringa. Além de Gerwig, outras mulheres mostraram potencial para a premiação. Mas todas foram ignoradas. 

+++ LEIA MAIS: Democracia em Vertigem: Bolsonaro diz que documentário indicado ao Oscar é "porcaria" e "ficção"

Com isso, reunimos seis diretoras que poderiam ter sido indicadas ao Oscar 2020. Veja abaixo: 


Na quarta produção de longa-metragem, Kasi Lemmons conta a história de Harriet Tubman, uma abolicionista americana e ativista que ajudou libertar centenas de escravos. Baseada em eventos reais, a cineasta monta uma narrativa de fuga e heroísmo de aura clássica. 

A protagonista, Cynthia Erivo, recebeu uma indicação para o Oscar como Melhor Atriz pelo papel e pela Canção Original "Stand Up", música-tema do filme.


Em Retrato de Uma Jovem em Chamas, Céline Sciamma apresenta uma história sobre descoberta afetiva e intelectual de forma harmonica e artística. 

A narrativa é ambientada na França do século XVIII e narra a história de Marianne (Noémie Merlant), uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para o próprio casamento sem que ela saiba. Ao passar dias a observando, Marianne se aproxima cada vez mais da modelo antes da data do casamento chegar. 


Greta Gerwig comanda a sexta adapção de Adoráveis Mulheres (Little Women) com um elenco jovem - de peso, que inclui Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Timothée Chalamet.

A cineasta foi indicada nas categorias de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original por Lady Bird: A Hora de Voar. Apesar do imenso potencial, Gerwig não foi lembrada pelo Sindicato dos Diretores. 


Honey Boy é o primeiro longa-metragem de legítimo esforço cinematográfico e sensível de Alma Har'el, indicada pelo Sindicato dos Diretores na categoria de cineastas estreantes. 

Com o roteiro de Shia LaBeouf, e baseado na própria infância e relacionamento com o pai, o filme é estrelado por LaBeouf, Lucas Hedges, Noah Jupe e FKA Twigs.


Em Fora de Série, Olivia Wilde levou a experiência como atriz para estrear na direção de um longa-metragem. Nesta produção, Wilde narra as descobertas e aventuras de uma amizade entre duas garotas no ensino médio, interpretadas por Kaitlyn Dever e Beanie Feldstein.


Baseado no artigo The Hustlers at Scores, da jornalista Jessica Pressler, publicado em 2016 pela revista New York Magazine, o filme segue a história de strippers que se unem para aplicar golpes em homens ricos e corretores que trabalham na bolsa de valores de Wall Street.

Adaptado e dirigido por Lorene Scafari, a produção conta com Constance Wu, Jennifer Lopez, Lili Reinhart, Cardi B, Julia Stiles, Keke Palmer e Lizzo no elenco. Neste cenário, Scafari cria uma perfeita representação humana que tem ânsia por dinheiro, sucesso e amor. 


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE' 

oscar LISTA mulheres coringa premiação Adoráveis Mulheres lady bird cineastas Todd Phillips 2020

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer