Em 1980, o mundo da música ganhou discos lendários de grandes nomes do rock
Redação Publicado em 01/12/2020, às 12h18
O ano de 1980 contou com inúmeros lançamentos incríveis no mundo da música. Com muitos gêneros musicais em transformação, a tecnologia proporcionando cada vez mais sonoridades inéditas e a ascensão de muitas estrelas do rock, aquele ano rendeu discos inesquecíveis.
A Rolling Stone Brasil listou seis álbuns icônicos que completaram 40 anos em 2020 com base na lista de melhores lançamentos da música feita pela Rolling Stone EUA. Confira:
Closer foi uma obra criada em circunstâncias tensas e delicadas. Conforme as condições de saúde de Ian Curtis se agravavam, os integrantes do Joy Divison gravavam o que seria o último disco da banda e um marco para o new wave. Antes mesmo de lançarem o álbum, a banda precisou lidar com a trágica morte do vocalista.
+++ LEIA MAIS: Joan Jett: 40 anos do disco de estreia solo da lenda do rock
Segundo a Rolling Stone EUA, o quinto disco de Bruce Springsteen “é um exercício de extremos: suas canções tendem a ser um rock de fraternidades à beira-mar ("Sherry Darling", "I'm a Rocker") ou baladas confessionais à meia-noite ("Drive All Night", "Stolen Car" )”. E, apesar de conter músicas “hinos de festas”, as canções carregam uma “profunda desolação”.
+++ LEIA MAIS: Pioneiras do rock: conheça as mulheres que ajudaram a criar o estilo nos anos 1950
Depois de se transformar em Ziggy Stardust, Aladdin Sane e Thin White Duke, David Bowie retomou a imagem de Major Tom em Scary Monsters, o décimo quarto disco da carreira, ao lado de Pete Townshend, Roy Bittan e Robert Fripp. Segundo a Rolling Stone EUA, nenhum disco reflete tão bem o “cromo polvilhado de cocaína” da década de 1980.
+++ LEIA MAIS: 5 provas que Eddie Van Halen mudou completamente o rock n' roll
Back in Black é um dos maiores sucessos do AC/DC. Após a morte do vocalista Bon Scott, a banda precisou encontrar rapidamente um substituto. Com Brian Johnson nos vocais, os músicos não desistiram do disco e gravaram em dois meses o que seria um dos discos mais marcantes da história do rock.
Dirty Mind é o terceiro disco da carreira de Prince e marcou uma nova era na trajetória do músico. De acordo com a Rolling Stone EUA, a obra "serviu como um anúncio das grandes ambições” do artista.
+++ LEIA MAIS: Ozzy Osbourne comemora 40 anos de 'Crazy Train' com nova animação; assista
De todos os disco lançados em 1980, London Calling foi escolhido como o melhor de todos pela Rolling Stone EUA. No terceiro álbum da carreira, a banda passa por diversos gêneros musicais sem causar atritos sonoros e consegue mostrar desde canções antifacistas até músicas de amor.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ FROID: 'QUERO CHEGAR A UM NÍVEL POPULAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'
Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'