Ao longo do ano, as plataformas de streaming disponibilizaram diversas produções documentais incríveis sobre projetos, turnês e hits de sucesso
Julia Harumi Morita | @the_harumi Publicado em 09/12/2020, às 13h19
Neste ano atípico, com pouquíssimos shows presenciais e estreias grandiosas de cinema, o streaming se tornou um refúgio cultural, afinal, o calendário de lançamentos das plataformas previsto para 2020 não foi afetado pelo isolamento social.
Entre comédias românticas, filmes de terror e séries adolescentes, diversos documentários sobre música estrearam nas plataformas. Dos registros sobre a evolução do hip hop aos bastidores do projeto AmarElo, de Emicida, a Rolling Stone Brasil separou 6 produções documentais sobre música lançadas no streaming ao longo do ano. Confira:
Depois de se tornar um dos maiores nomes da música pop, acumular grammys e protagonizar de um dos momentos mais polêmicos do MTV Video Music Awards, Taylor Swift revisita os altos e baixos da carreira no documentário Miss Americana.
Dirigido por Lana Wilson, o longa-metragem mostra a batalha pessoal da cantora contra as críticas que a cercaram ao longo da carreira e o processo de abandono da figura de “boa moça imparcial” para abraçar publicamente causas políticas, sociais e artísticas.
Onde assistir: Netflix
Na segunda parte do documentário Em Busca da Felicidade, os Jonas Brothers dão continuidade à narrativa pessoal e profissional deles no mundo da música. Depois de falarem da origens, da separação e da reconciliação do trio, Nick, Joe e Kevin mostram os bastidores da turnê Happiness Begins, que reuniu novamente os irmãos nos palcos.
Onde assistir: Amazon
Nesta série, grandes nomes da música mundial contam detalhes do processo de composição de hits de sucesso. Na primeira parte, Alicia Keys, Lin-Manuel Miranda, R.E.M., Ty Dolla $ign protagonizam cada episódio.
Já na segunda parte, que será lançada no dia 15 de dezembro, contará com a participação de Dua Lipa, The Killers, Nine Inch Nails e Natalia Lafourcade.
Onde assistir: Netflix
+++ LEIA MAIS: Conheça Michaela Coel, a criadora da revolucionária I May Destroy You
Em 2020, a série Hip Hop Evolution ganhou uma nova temporada e mostrou o crescimento dos rappers Master P, Lil Jon, Timbaland, Missy Elliot, Kanye West, J Dilla, 50 Cent, T.I. e Lil Wayne, além dos DJs Jimi, Juvenile, Screw; do grupo Three 6 e dos produtores Pharrell Williams e Chad Hugo.
Onde assistir: Netflix
+++ LEIA MAIS: 5 filmes e séries de zumbis para se divertir [LISTA]
Após alcançarem a fama mundial, as integrantes do Blackpink decidiram contar a história do grupo desde o início. Rosé, Lisa, Jennie e Jisoo falam sobre como se envolveram com a música, como eram os dias de treinamento da YG Entertainment e como foi conquistar o sucesso depois do debut.
Onde assistir: Netflix
+++ LEIA MAIS: 4 produções de Natal LGBTQIA+ para assistir no streaming
Dirigido por Fred Ouro Preto, AmarElo - É Tudo Para Ontem compartilha com o público o processo do projeto AmarElo, de Emicida, que foi apresentado no Theatro Municipal em 2019. Mas a produção não é apenas um registro do show ou do disco, mas uma obra para relembrar a história da cultura negra no Brasil.
Onde assistir: Netflix
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ TICO SANTA CRUZ: 'A GENTE QUERIA PROVOCAR OS CONSERVADORES' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer