- Cena de Batman: O Cavaleiro das Trevas (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

6 fatos sobre Batman: O Cavaleiro das Trevas que você (provavelmente) não sabia: de atores da Marvel cotados a processo da Turquia

Produção do filme ainda guarda alguns segredos

Redação Publicado em 17/05/2020, às 14h00

Em julho deste ano, Batman: O Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan e um dos melhores filmes de super-herói já feitos, completará 12 anos desde o lançamento. O longa rendeu dois Oscars: Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger) e Melhor Edição de Som. No entanto, a produção guarda alguns segredos.

Às vezes, diretor ou atores do filme falavam algo interessante sobre O Cavaleiro das Trevas em alguma entrevista ou material extra para DVD. Ou seja, as declarações, muitas vezes, passam despercebidas do grande público.

+++LEIA MAIS: 4 fatos sobre o Anel que não fazem sentido em Senhor dos Anéis [LISTA]

Veja abaixo 6 fatos sobre Batman: O Cavaleiro das Trevas que você (provavelmente) não sabia: de atores da Marvel cotados a processo da Turquia, como lembrado pelo Digital Spy.

Vários astros da Marvel foram considerados para o papel de Harvey Dent

Aaron Eckhart entregou uma baita atuação no longa e se tornou um dos melhores elementos da produção. No entanto, ele não foi o único considerado para o papel.

Os astros dos filmes dos X-Men, Hugh Jackman (Wolverine) e Liev Schreiber (Dentes-de-Sabre), foram considerados para interpretar o político, assim como Mark Ruffalo (Hulk) também foi sondado.


Referência ao Coringa da série clássica de 1966

A sequência genial do filme, que mostra um assalto a banco arquitetado por Coringa, tem uma referência de baixo do nariz de todos.

O vilão usa uma máscara em referência à outra versão dele na série do Batman de 1966, interpretado por Cesar Romero

Mais especificamente, a máscara faz alusão ao episódio "The Joker Is Wild!" (O Coringa é Selvagem!, na tradução livre). No capítulo, temos a estreia do personagem, que estava vestido como o palhaço clássico Pagliacci enquanto preparava uma armadilha contra Batman e Robin no Gotham City Opera.


A cena do lápis foi feita sem o uso de CGI

Esse momento do filme é um dos pontos altos. Como o Coringa esmaga a cabeça de um homem em um lápis, é fácil imaginar que o objeto seria de computação gráfica, mas não foi.

O ator Charles Jarman revelou, em entrevista (via Digital Spy), como foi a gravação da cena: "Lembro-me de Christopher Nolan me dizendo: 'Olha, nós vamos fazer algumas fotos em que você precisa ser capaz de tirar esse lápis'".

"Fizemos alguns ensaios em meia velocidade apenas para fazer a ação da mão direita varrer, pegando o lápis enquanto meu corpo descia e minha cabeça atingindo a superfície em branco", contou. "Era um pouco cabeludo, porque o lápis estava preso na mesa. Se, por algum motivo, eu não chegasse na mão a tempo, não teríamos essa conversa. Bem, possivelmente através de um tabuleiro Ouija."


Heath Ledger fez referência à filha dele

Uma das cenas mais icônicas de todo o filme foi o ataque do Coringa ao Gotham General Hospital. Além disso, teve uma mudança de figurino do personagem enquanto ele percorria os corredores como enfermeira.

Se olhar para o crachá da enfermeira, você pode ler Matilda. Mais do que apenas um nome escrito aleatoriamente, esse é o nome da filha de Heath Ledger e Michelle Williams na vida real.


Lambida na boca

Parte da bizarrice do Coringa contava com as lambidas que ele dava na própria boca enquanto falava. O personagem fazia isso porque, na realidade, as próteses da maquiagem se soltavam. 

O documentário I Am Heath Ledger explicou como o ator precisava manter os lábios molhados para impedir que as próteses caíssem. Em certo momento, a lambida virou uma marca registrada do Coringa.


Processo da Turquia

Com a popularidade de Batman desde 1939, ano da criação do personagem, eventualmente uma cidade na Turquia recebeu o mesmo nome do herói em homenagem a ele.

No entanto, quando O Cavaleiro das Trevas era preparado para o lançamento em DVD, o prefeito da cidade na época, Hüseyin Kalkan, anunciou que processaria Nolan e Warner por violação de direitos autorais.

Kalkan alegou que o Cavaleiro das Trevas estava ligado a uma alta taxa de suicídio feminino em Batman e a uma série de assassinatos não resolvidos. Sem surpresa, Kalkan não venceu o processo.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE

batman entretenimento O Cavaleiro das Trevas marvel coringa fatos filha 12 anos Christopher Nolan cgi Batman: O Cavaleiro das Trevas heath ledger turquia harvey dent 1966 lápis cesar romero série clássica lambida na boca que você não sabia

Leia também

Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele


Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes


James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal


Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'


Insônia: Enzo Cello lança mixtape com colaborações inéditas; veja


Juíza diz que está 'inclinada' a rejeitar processo contra Mariah Carey por ‘All I Want For Christmas Is You’