Algumas produções brasileiras já concorreram como Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e até mesmo Melhor Atriz
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/04/2021, às 11h00
O Brasil não possui nenhuma produção concorrendo ao Oscar 2021, mas, mesmo assim, o país é conhecido por marcar presença em edições anteriores. Teve indicações emocionantes e significativas, como O Pagador de Promessas em 1963, e momentos frustrantes, como o de Fernanda Montenegro ao perder a estatueta para Gwyneth Paltrow.
Com longas indicados a Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Adaptado e até mesmo Melhor Diretor, a indústria cinematográfica brasileira conseguiu levar muitas produções ao reconhecimento mundial.
+++ LEIA MAIS: 9 brasileiros que votam no Oscar - e como chegaram lá [LISTA]
De Central do Brasil a Cidade de Deus, confira seis filmes brasileiros indicados ao Oscar:
Dirigido por Anselmo Duarte, O Pagador de Promessas concorreu como Melhor Filme Internacional na edição de 1963, mas perdeu para Les Dimanches de Ville d'Avray (1962). O longa conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar), quem faz uma promessa de carregar uma cruz até a igreja de Santa Bárbara após seu asno de estimação ser atingido por um raio.
+++ LEIA MAIS: Oscar 2021 divulga pré-indicados em nove categorias - e Brasil fica de fora da lista
A história sobre o sequestro de Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), embaixador dos Estados Unidos no Brasil, rodou o mundo e chegou ao Oscar. Indicado como Melhor Filme Internacional em 1998, foi dirigido por Bruno Barreto e é baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira.
Aclamado mundialmente, o emocionante filme de Walter Salles mostra a jornada de Josué (Vinícius de Oliveira) e Dora (Fernanda Montenegro), ex-professora e escrivã de cartas, em busca do pai do garoto. Central do Brasil foi indicado a Melhor Filme Internacional, e Montenegro, a Melhor Atriz no Oscar de 1999. Infelizmente, perdeu para Gwyneth Paltrow.
+++ LEIA MAIS: Parasita foi inspirado em filme de Sérgio Mallandro? 3 motivos para acreditar que sim
Dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund, é um dos filmes brasileiros mais premiados e reconhecidos no exterior. Contando a violenta história sobre o jovem Buscapé na favela carioca Cidade de Deus, concorreu como Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado no Oscar 2004.
Indicada como Melhor Animação em 2016, a produção de Alê Abreu participou de várias outras premiações em território nacional e no exterior. O filme mostra um mundo de pobreza e exploração de trabalhadores quando um menino vai à cidade grande para descobrir o novo mundo onde o pai mora.
+++ LEIA MAIS: Oscar 2020: Democracia Em Vertigem perde Melhor Documentário para American Factory
A diretora Petra Costa conseguiu levar a história brasileira ao Oscar 2020 com o documentário político Democracia em Vertigem (2019). Concorreu como Melhor Documentário em Longa-Metragem e foi a última produção brasileira a receber alguma indicação na premiação.
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja